Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de maio de 2012

PROJETO "RECUPERANDO AS NASCENTES E MATAS CILIARES", APÓS 5 ANOS CHEGA AO FIM



São José do Xingu consolida trabalho na recuperação das nascentes e matas ciliares.

São José do Xingu tem aproximadamente 1,7 mil nascentes e mais de 107 mil hectares de matas ciliares, ocupando posição de destaque na parte mato-grossense da Bacia do Xingu em termos de extensão em Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Depois de cinco anos, chegou ao fim o projeto “Recuperando as nascentes e matas ciliares: um exemplo de concertação intersetorial”, apoiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). O projeto é realizado pelo ISA em parceria com a Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, Prefeitura, Associação de Pequenos Produtores Rurais de São José do Xingu, Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Seu objetivo foi fortalecer a adequação ambiental do município mato-grossense. Para apresentar os resultados do projeto no período, o ISA realizou um workshop na Câmara de Vereadores do município, em abril, para estudantes, vereadores, gestores públicos, moradores da cidade e produtores rurais. Durante a execução do projeto mais de 800 hectares entraram em processo de restauração florestal e agora o município conta com 62,87% de suas áreas cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso.

São José do Xingu tem aproximadamente 1,7 mil nascentes e mais de 107 mil hectares de matas ciliares, ocupando posição de destaque na parte mato-grossense da Bacia do Xingu em termos de extensão em Áreas de Preservação Permanente (APPs).

O trabalho realizado pelo ISA envolveu muitas o‑cinas e eventos ressaltando a importância econômica e ecológica das nascentes e matas ciliares. Além disso, desde 2007, São José do Xingu pode contar com a instalação de um viveiro no qual mais de 150 mil mudas já foram produzidas. Atualmente, o viveiro produz 30 mil mudas por ano e não consegue mais suprir a demanda da região. Fonte: (www.socioambiental.org) Boletim Socioambiental

assinatura do Projeto Mina D' Água 



ISA apresenta Programa Mina D’Água à agricultores

Após o lançamento do edital para seleção de agricultores para o Programa Mina D’Água em Eldorado, em fevereiro, a prefeitura do município e o ISA 
realizaram reuniões em março com agricultores para orientá-los sobre o cadastramento de nascentes em suas propriedades para viabilizar sua participação.


Iniciativa piloto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, em parceria com prefeituras municipais, o Programa Mina D’Água tem o objetivo de 
pagar a proprietários rurais valores anuais que variam de R$75,00 a R$300,00 pela conservação e restauração de nascentes localizadas em bacias hidrográ cas utilizadas para captação de água para abastecimento humano.

No Vale do Ribeira, o município escolhido foi Eldorado. Parceiro local da iniciativa, o ISA colabora com ações de identi cação das nascentes e orientação aos agricultores. Estas atividades estão incluídas no projeto “Floresta e 
Água”, que tem apoio do Funbio/GIZ/KfW.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br