Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de outubro de 2012

"SOS RIO DOS SINOS" É O APELO DOS ESTUDANTES DE NOVO HAMBURGO (RS)


Estudantes unidos para salvar o Rio dos Sinos

Cerca de 120 alunos de uma escola hamburguense alertam sobre importância da preservação do manancial

Marcelo Kervalt

Novo Hamburgo  - De estudante para estudante, a conscientização sobre os cuidados que deve-se ter com o Rio dos Sinos vai ganhando força e mais engajamento no meio escolar. E cerca de 120 alunos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) são alguns dos responsáveis por alertar a criançada sobre a importância de se preservar o manancial que abastece uma população de cerca de 1,3 milhão em 32 municípios da região.

Os adolescentes do 2.º ano do ensino médio e da 7ª série do ensino fundamental da IENH percorreram 49 escolas municipais e duas estaduais entre os meses de junho e julho deste ano contando as aventuras do Billy – pinguim mascote do currículo bilíngue da IENH – para salvar a natureza.

Além de apresentar o animalzinho e as suas histórias, os adolescentes fizeram atividades e aplicaram uma pesquisa sobre os problemas que atingem o rio. Os questionamentos foram realizados em uma turma de cada instituição visitada e respondidos por 997 alunos. A apresentação dos resultados para as escolas que participaram do projeto chamado Billy em busca de um mundo melhor ocorreu na última semana na IENH.

Empolgação para mudar o mundo
“Foi muito legal o projeto, porque as crianças se empolgaram e diziam que queriam mudar o mundo”, explica a estudante que participou da pesquisa, Rafaela Luchessi, 13 anos. Segundo a adolescente, eles se preocuparam em usar uma linguagem coloquial para despertar o interesse das crianças.

O que disse a criançada
Problemas encontrados
Depois que a história era contada, as crianças das 51 escolas visitadas respondiam a pesquisa. Na questão em que aborda o principal problema encontrado no rio, a poluição ficou em primeiro lugar, com 27%, seguida por lixo (23%) e sujeira (19%). Também apareceram falta de consciência e de ajuda.

Como melhorar
Quando a pergunta foi sobre quais ações são importantes para melhorar a situação do Rio dos Sinos, em primeiro lugar apareceu não jogar lixo (25%).

Proposta de ações
Como propostas de ações, a criançada lembrou em primeiro lugar de não jogar lixo no rio (25%). Em seguida veio não poluir (10%). Foram citados também tirar o lixo do rio, reciclar e economizar água, entre outros itens apontados pelos pequenos.

A quantas anda a saúde do Sinos
De acordo com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), a qualidade da água do Rio dos Sinos piora à medida que ingressa na região metropolitana e o ponto com pior índice está entre Campo Bom e Sapucaia do Sul. O Comitesinos vê com bons olhos a ação executada pela IENH.

“A escola exerce um papel muito interessante na vida das crianças e precisa formar uma visão voltada para o aspecto ambiental”, diz o presidente, Arno Kaiser. Com o fim do projeto, a instituição e todas as pessoas envolvidas chegaram à conclusão de que as crianças de Novo Hamburgo têm clareza sobre os problemas do Rio dos Sinos e os caminhos a serem percorridos para salvar o manancial.

Pesquisa partiu da elaboração de livro
Em abril do ano passado, os professores da IENH lançaram um livro com 14 páginas que conta a história de um pinguim, o Billy (ao lado) e seus amigos que planejavam salvar o rio. O título do exemplar Billy em busca de um mundo melhor deu nome ao projeto. “Ele foi elaborado para consumo interno na Fundação, mas achamos que ele deveria ser divulgado também fora da instituição”, conta a coordenadora dos Projetos Sócio-ambientais da IENH, Isabel Lizakoski.
Cada escola visitada pelos estudantes recebeu dez exemplares do livro que incentiva, entre outras coisas, as pessoas a cuidarem do meio ambiente e demonstra a importância de se realizar um trabalho em equipe.http://www.diariodecanoas.com.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br