Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de janeiro de 2013

SEIS MILHÕES DE VOLUNTÁRIOS RECOLHEM 100 MIL TONELADAS DE LIXO


Voluntários recolhem lixo em Montevideu (Foto:  AFP PHOTO/Pablo Porciuncula)

Voluntários recolhem lixo em Montevidéu durante mutirão de limpeza (Foto: AFP PHOTO/Pablo Porciuncula)


Mutirão global de limpeza coleta 100 mil 

toneladas de lixo em um ano

Mais de seis milhões de voluntários de 96 países coletaram 100 mil toneladas de lixo no ano passado como parte de uma campanha global de limpeza, organizada pela internet, informaram ciber-ambientalistas nesta sexta-feira (11).
“No ano passado a quantidade mais impressionante de voluntários participou da limpeza em Suécia, Bulgária e Eslovênia”, disse Tiina Urm, porta-voz da campanha World Cleanup de 2012.
Cerca de 700 mil suecos, 322 mil búlgaros e 265 mil eslovenos se lançaram a coletar lixo, frequentemente descartado ilegalmente. Os resíduos foram localizados com um software especial que utiliza o Google Maps.
A campanha “Let’s do it!” (Vamos fazer) começou em 2008 na Estônia, onde organizadores criaram um software especial para mapear e fotografar 10 mil lixões ilegais em todo o país, que tem 1,3 milhão de habitantes.
A ação se revelou um sucesso inesperado, quando mais de 50 mil voluntários coletaram 10 mil toneladas de lixo ilegal, retirado de beira de estradas, florestas e cidades em apenas cinco horas.
No entanto a campanha atingiu uma dimensão global somente no ano passado, quando seis milhões de pessoas participaram. “Nos últimos cinco anos, sete milhões de voluntários se engajaram em ações de limpeza”, disse Urm.
Mas, ainda há muito que fazer. De acordo com os incentivadores da campanha, o mundo está mergulhado em 100 milhões de toneladas de lixo ilegalmente descartado.
Um encontro mundial de ciber-ambientalistas será celebrado em fevereiro em Tallinn, na Estônia. Os debates serão focados em formas de expandir a limpeza global. (Fonte: G1)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br