A defesa do Brasil, na reunião da OMC, em Genebra, na Suiça, sustentou que o resíduo de pneu é um problema crescente e grave de saúde pública, particularmente em países de climas tropicais, já que empilhados servem de criadouros para mosquitos transmissores de dengue, febre amarela e malária.
A queima desse resíduo também cria uma ameaça perigosa. Ela libera óleo pirolítico, que contém produtos químicos tóxicos e metais pesados capazes de produzir efeitos adversos à saúde, como perda de memória, deficiência no aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos nos rins e fígado. Esse óleo pode viajar longas distâncias, contaminando solo e água, além de penetrar em lençóis freáticos.
Estudos demonstram que a poluição de águas causada pelo escorrimento derivado da queima de pneus pode durar até 100 anos.
MMA defende fim da importação de pneus usados no Brasil
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, defendeu, enfaticamente, nesta sexta-feira (27), a necessidade de se impedir a importação de pneus usados no Brasil.
Ele participou de audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal para aprofundar os debates em torno do tema. "Importar algo que não é factível de ser reaproveitado mais que uma vez e que ainda por cima gera um rejeito que não é biodegradável e contamina o solo, a atmosfera, o lençol freático e o pulmão das pessoas, não me parece uma boa prática. Não tem economicidade, não tem sustentação ambiental, não tem sustentação sanitária", defendeu o ministro.
Presidida pela ministra Carmen Lúcia, a audiência pública reuniu representantes dos ministérios do Meio Ambiente; da Saúde; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Ciência e Tecnologia; além da indústria de pneus reformados, fabricantes de pneus, acadêmicos e entidades da sociedade civil organizada.
O STF analisa a Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 101, interposta pelo governo federal em 2006, que pede a suspensão de liminares judiciais que liberam a importação de pneus usados pela indústria de reformadores.
GOSTARIA DE SABER, ESPECIFICAMENTE, QUAL TIPO DE POLUIÇÃO CAUSA O PNEU DIRETAMENTE AO SOLO SE É APENAS POLUIÇÃO VISUAL?
ResponderExcluirME REFIRO A ESTRUTURA FÍSICA DA BORRACHA PROPRIAMENTE FALANDO, SEM QUALQUER TIPO DE OUTRA AÇÃO EXTERNA COMO O FOGO, ETC.
EM FIM GOSTARIA DE SABER SE É APENAS "POLUIÇÃO" VISUAL QUE ESTE TIPO DE MATERIAL CAUSA?
SERÁ QUE TAMBEM APENAS PELO SIMPLES FATO DO PNEUS ESTAR JOGADO EM QUALQUER AMBIENTE JÁ NÃO OCORRE UM TIPO DE POLUIÇÃO DE SOLO? AFINAL ELE É UM RESIDUO, APENAS EM TAMANHO MAIOR, AS MICRO PARTICULAS DE METAL POLUEM O SOLO INDEPENDENTE DAS REAÇÕES FISICO/QUIMICAS QUE INCIDEM SOBRE A MESMA? QUE SÃO VARIAS.(SÓ QUE EM TAMANHO MENOR).
Queria saber qual o problema que os pneus causam se forem jogados nos rios.
ResponderExcluirtudo bem ai esta falando sobre isso mas eu queria saber especificamente.