Danielle Jordan / AmbienteBrasil 24/02/2009
O projeto desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec - PR), em parceria com o Governo do Estado, dá orientações aos administradores municipais sobre preservação de recursos naturais e como tornar o uso da energia elétrica mais eficiente, economizando na conta de luz.
“Este é o primeiro ensaio que o Lactec faz para se aproximar à administração pública municipal, tanto na economia de energia quanto no setor de meio ambiente”, afirma o presidente do Instituto, Luiz Malucelli Neto.
Fazem parte desse material, temas como saneamento ambiental, destinação de resíduos sólidos, preservação de nascentes e mata ciliar, plano diretor, educação e licenciamento ambiental e eficientização energética para iluminação e prédios públicos. “Hoje nós temos um passivo ambiental muito grande. Problemas como lixo orgânico, lixo hospitalar, esgoto a céu aberto, são tratados na cartilha para que esses passivos sejam reduzidos”, avalia o presidente.
Técnicos do Lactec vão acompanhar de perto o trabalho nos municípios para auxiliar as secretarias municipais de meio ambiente. As fontes alternativas de energia são destaques no trabalho do órgão, que tem projetos avançados nesta área. “Oferecemos um estudo detalhado para que o município possa economizar até 40% em energia. Nós já trabalhamos em 400 cidades do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amazonas”, explica Luiz Malucelli Neto.
O Lactec é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, que contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente, através de soluções tecnológicas. (Fonte: Ambiente Brasil)
O QUE É O LACTEC
O LACTEC - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, auto-sustentável, que por meio de soluções tecnológicas contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente.
Como entidade auto-sustentável, o LACTEC obtém recursos pela venda de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e de outros serviços tecnológicos. É responsável por todas as suas despesas com recursos humanos, instalações e demais custos necessários para sua operação, não estando vinculado, financeiramente, a nenhuma empresa privada, nem órgão ou empresa pública.
Foi certificado, no ano 2000, pelo Ministério da Justiça, através da Lei 9.790, como O.S.C.I.P.(Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que lhe permite, dentre outros desenvolvimentos, o de parceria com o setor público através da dispensa do processo licitatório.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br