Resgate dos últimos bichos de lago que secou atrai curiosos no parque da AclimaçãO (SP)
Elisa Estronioli - UOL Notícias 24/02/2009
Imagem mostra lodaçal surgido após o secamento do lago do parque da Aclimação, na região central de São Paulo. O lago, de cerca de 33 mil metros quadrados, esvaziou no final da tarde de ontem, após um rompimento no sistema de circulação da água.
Cerca de 20 guardas civis metropolitanos e alguns frequentadores do parque da Aclimação passaram parte desta terça-feira de Carnaval tentando resgatar os últimos 'sobreviventes' do esvaziamento do lago do parque, na região central de São Paulo. De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, um rompimento na parte inferior do vertedouro (tubulação que regula o nível da água), provavelmente causado pela força das chuvas, levou o lago a esvaziar na tarde de ontem.
Peixes e aves aquáticas são resgatados de lago que secou no parque da Aclimação em SP
Ao menos 200 peixes e 40 aves aquáticas, como cisnes e gansos, foram resgatados do lodaçal no parque da Aclimação, no centro de São Paulo, após o rompimento do sistema de circulação de água que fez com que o lago do local secasse ontem à tarde
Hoje, por volta das 14h, só havia um marreco e um cisne isolados no lago. Os guardas e os frequentadores envolvidos no resgate estenderam uma corda sobre o lago para tentar 'empurrar' os bichos para a margem. De acordo com a Guarda Civil, não é possível entrar no lodaçal a pé ou de bote, sob perigo de atolar. "É triste ver o pessoal trabalhando com tanta precariedade, sem equipamento", comentou Marcelo Fracato, 43, médico e frequentador do parque, enquanto acompanhava. O marreco foi retirado, mas o cisne permanecia no lodaçal, pelo menos até as 15h.
A estudante de biologia Thioni Carreti, 20 anos, era uma das frequentadoras do parque que tentava ajudar no resgate: "soube pela TV e fiquei desesperada", diz. "O cisne está atolado e fazendo muito esforço, mas assustado pela quantidade de gente que tem aqui".
Na administração do parque, uma reclamação comum era que a quantidade de 'curiosos' assistindo ao resgate dificultava o trabalho. Algumas pessoas foram, 'indignadas', pedir que o parque fosse fechado para o resgate, entre elas a advogada Thaís Barbour, 36 anos: "o cisne está estressado com esse um milhão de curiosos em volta", alegou.
Matéria enviada pela colaboradora Profª Adriana A. Caldeira de São Bernardo do Campo
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Eu morei na Aclimação grande parte da minha vida, agora moro no exterior e fiquei chocada em ver o que aconteceu ao Parque da Aclimação.
ResponderExcluirGostaria de ter notícias mais recentes. Vocês podem me dizer se o cisne que ficou preso no centro do lago foi finalmente resgadado?
Agradeço muito!
Gladys
Olá Gladys,
ResponderExcluirNum grande esforço da defesa civil, guarda municipal e frequentadores do Parque da Aclimação, foram resgatados os cisnes e alguns marrecos, além de muitos peixes.
O lago está sendo totalmente limpo e reparado, no sabado já começara a receber água nova.
Envie seu email para nós (contato@sosriosdobrasil.org) que enviaremos links e fotos recentes.
Abçs ecológicos!
eu sou o ze manel...ehehehehehehehheheehehheehhe
ResponderExcluir