Ibama publica instrução normativa proibindo a pesca em parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul
Foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (2), Instrução Normativa proibindo qualquer modalidade de pesca durante o período de 1º de fevereiro a 31 de maio de 2009, na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, desde o município de Resende/RJ, até sua foz, no município de São João da Barra/RJ.
A proibição vem em conseqüência do acidente ambiental ocorrido em novembro passado, quando houve o lançamento, em afluente do referido rio, do produto denominado endosulfan, um organoclorado altamente tóxico usado na produção de pesticidas e inseticidas.
Os objetivos dessa proibição são evitar a pesca e o consumo de peixes eventualmente contaminados e permitir a recuperação dos estoques pesqueiros no rio, os quais foram fortemente afetados pelo acidente.
Durante o período de proibição, deverão ser realizadas ações de monitoramento das condições ambientais do corpo hídrico e da situação dos recursos pesqueiros e, constatando-se a necessidade, tal período de proibição poderá ser alterado. (Fonte: Ibama)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
queria fazer um apelo ao ibama e as autoridades, competentes, que olhasse a situação do rio meárim um dos principais rio que corta o estado do maranhão,que vem sofrendo bastante com o desmatamente nas suas matas siliares,e a pesca artezal desenfreada sem fiscalização mesmo na epoca do defeso da reprodução das especié.
ResponderExcluir