Empresas assumem culpa por acidente ambiental na Amazônia
Por Hermington Franco, da Agência Amazônia - 19/02/2009
Eletroacre e Guaspor admitem erro por derramamento de 25 mil litros de óleo diesel em rio da Amazônia.
RIO BRANCO, AC — Em audiência realizada na Justiça Federal, a Eletroacre, a Guascor do Brasil e a empresa AM Barreto, assumiram as responsabilidades pelo derramamento de 25 mil litros de óleo diesel ocorrido no Rio Purus, comprometendo-se a atender aos pedidos da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Acre e pelo Ministério Público acreano. O incidente ocorreu no município de Santa Rosa do Purus, distante 850 Km de Rio Branco, e acessível apenas por via área ou fluvial.
Agora as empresas têm 60 dias para cumprir as exigências da ação, principalmente no que toca à retirada dos dois tanques de óleo que ainda encontram-se submersos, oferecendo risco de dano ambiental. A Eletroacre e a AM Barreto deverão apresentar, também, pedido de licenciamento ambiental para o transporte de insumos perigosos.
A Guascor e a Eletroacre terão que apresentar plano de ação emergencial para o transporte de produtos químicos perigosos, com a participação da comunidade local, além de garantir o fornecimento ininterrupto de energia elétrica para a população residente em Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano.
Com o acordo, a ação civil pública fica suspensa pelo prazo de 60 dias. Se os pedidos não forem integralmente atendidos, a ação deverá ter prosseguimento, sem prejuízo de outras sanções às demandadas.
(*) É analista de comunicação do Ministério Público Federal no Acre
(Envolverde/Agência Amazônia)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br