Gente das Águas - 17/02/2009
Acontece nesta terça-feira (17/2), a partir das 9 horas, na sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) uma reunião de trabalho para a reativação do Grupo de Gestão da Bacia do Rio Una.
Realizado com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), o evento tem como objetivo discutir a retomada estratégica de ações nesta bacia hidrográfica, que é uma das nove bacias de afluentes consideradas prioritárias pelo Plano de Bacias 2000-2003.
Participam deste encontro representantes do CBH-PS, Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU), Prefeitura Municipal de Taubaté, Prefeitura Municipal de Tremembé, Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, Conselho de Desenvolvimento Rural de Taubaté, Instituto Florestal, Fundação Florestal, SABESP, ONG Una nas Águas e Grupo de Estudos e Conscientização Ambiental (GECA).
Da proposta de pauta da reunião, constam os seguintes temas: 10 anos da expedição do Una; projetos em andamento com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO); Programa de Revitalização da Bacia do Una – SRHU/CEIVAP/AGEVAP; e Programa de Macro drenagem. “Outro assunto que deverá ser abordado com prioridade é a definição de uma estratégia de participação dos tomadores de recursos no novo edital para apresentação de projetos financiados com recursos do FEHIDRO 2009, cujo processo deve ser definido em abril”, disse o Secretário Executivo do CBH-PS, Edilson de Paula Andrade.
“A intenção é fazer um balanço dos projetos e ações já deflagrados até agora para traçar as estratégias e passos seguintes em busca de novos investimentos para a bacia hidrográfica”, conclui.
O GRUPO DE GESTÃO DA BACIA DO UMA
Atuando desde 2002, o Grupo de Gestão da Bacia do Rio Una foi criado para subsidiar a implementação de ações nesta bacia prioritária, especialmente para trabalhar as Metas 8 e 9 do Plano de Bacias 2000-2003.
As ações estabelecidas pelo plano como essenciais para a recuperação do rio Una são:
META 8 – Redução do carregamento de partículas sólidas no ponto de captação para abastecimento urbano de Taubaté (permitindo a retomada desta captação de água para abastecimento do município de Taubaté), com ações de intervenção orçadas em R$ 3,22 milhões.
META 9 – Manter a qualidade das águas do rio Una, em seu trecho inferior, dentro do padrão de Classe 2 para a irrigação de cereais nas várzeas do Paraíba (permitindo a produção agrícola nas várzeas do Una/Paraíba, além de melhorar a qualidade da água do rio Paraíba no ponto de captação para abastecimento da cidade de Pindamonhangaba e outras), com ações de intervenção estimadas em R$ 16,13 milhões.
Um dos principais afluentes da margem direita do rio Paraíba do Sul, com curso de 67,64 km, a bacia hidrográfica do rio Una ocupa uma área de aproximadamente 442,85 km2 (8% em Tremembé, 8% em Pindamonhangaba e 84% em Taubaté), tendo como afluentes principais: Ribeirões Itaim, das Pedras, Sete Voltas, Registro, do Macuco, Pedra Grande, Rio das Almas e Rio da Rocinha.
Aproximadamente, 70% da área total estão predominantemente ocupadas por matas e áreas destinadas à alimentação de bovinos (pastos), sendo os usos atuais voltados para abastecimento público, industrial e irrigação – embora este último esteja diminuindo com a substituição de culturas irrigadas por criação de gado. Fonte: Agora Vale/Gente das Águas
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nossas crianças se adaptaram rapidamente ao acesso a tecnologia. Portanto a formação e o uso dessas ferramentas necessitam de mediadores. Há cinco anos desenvolvo prática de educação e estudo socioambiental no Viveiro Florestal. Prática de cidadania ambiental e resgate do contato de crianças urbanas com o meio ambiente. O destaque é o reconhecimento da importância da bacia hidrográfica. Partindo do Paraíba do Sul, Una e microbacia das Antas. Com atividades lúdicas e maquetes recicláveis. Que facilitam a compreensão e divulgação de dados.
ResponderExcluirVAMOS CUIDAR MELHOR DA NATURESA... DOS RIOS NÃO VAMOS DECHAR OS NOSSOS PEIXES SE ACABAR , VAMOS CUIDAE DA NSSA ÀGUA ASIM EVITANDO JOGAR VASOS PLASTICOS NAS RUAS...VC SABE ONDE VAI PARAR NOS RIOS MATANDO NOSOS POLUIDO POR LIXO...AS AGUAS CRISTALINAS ESTÃO SUMINDO, SEM AGUA NÃO PODEMOS VIVER, DEUS FEZ TUDO PERFEITO ,MAIS NÓS SOMOS RUIM QUQ NÃO SANEMO PRESERVAR AS AGUAD CTISTALINA.
ResponderExcluirVAMOS JÁ CUIDAR DAS NOSSAS AGUAS EM QUANTO É TEMPO, A NATUREZA ESTÁ SOFRENDO COM A FALTA DE EDUCAÇÃO DO SERHUMANO VAMOS EVITAR A POLUIÇÃO SEJA VC MAIS UM NESSA CAPANHA...