Rodízio de água transforma Aracaju em um caos
Correio de Sergipe - 20/02/2009
O rodízio de água em Aracaju, implantado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem causado transtornos aos moradores dos Bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, transformando a capital sergipana em um caos.
Escolas, hospitais, clínica de saúde, delegacias restaurantes, salões de beleza e demais estabelecimentos comerciais também já sentem as consequências do racionamento.
Localizados na zona Sul, os Bairros Farolândia, Grageru, Orlando Dantas e Luzia ficaram sem água durante a última terça-feira e quarta-feira, mas durante todo o dia de ontem, 19, o serviço ainda não havia sido normalizado.
"Aqui a água foi cortada segunda-feira à noite e até agora não chegou. Estou comprando água mineral para fazer as tarefas do dia a dia", disse a professora Maria Aparecida de Souza, que mora na Rua Armando Barros, no Bairro Luzia.
"Estamos usando água mineral para cozinhar e tomar banho. Ao todo são seis pessoas em casa, sendo duas crianças, não tem como esperar a boa vontade da Deso", reclama a dona de casa Maria Cristina dos Santos. A falta de informações também incomoda os moradores.
O publicitário Antonio Newton Porto, que reside no Bairro Grageru há 14 anos, disse que não consegue entrar em contato com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para obter informações sobre o rodízio. "Estou ligando para a Deso desde às 9 horas e não consigo ser atendido.
O abastecimento no bairro deveria ser normalizado hoje e amanhã, mas até agora estamos sem água, é um desrespeito ao consumidor", reclama.
ARACAJU - Capital de Sergipe - HIDROGRAFIA
Ponte Aracaju Barra vista do alto da colina do Santo Antônio. A ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros (nome oficial: Ponte Construtor João Alves) é a maior obra de engenharia dos últimos tempos no Estado de Sergipe.
Hidrografia
O estado é drenado por seis bacias hidrográficas, que pertencem às duas grandes bacias hidrográficas brasileiras – a do rio São Francisco e a do Atlântico Leste. As bacias do território estadual são as seguintes:
* Bacia do rio São Francisco – É a maior e mais importante do estado. Drena uma área de 7.184 km2, limitando-se ao sul com as bacias dos rios Japaratuba e Sergipe. Os afluentes mais importantes do São Francisco em Sergipe são os rios Xingó, Jacaré, Capivara, Gararu e Betume.
* Bacia do rio Japaratuba – Totalmente incluída no seu território, é a menor do estado, cobrindo uma área de 1.840 km2. Limita-se ao norte com a bacia do São Francisco e tem como principais afluentes os rios Japaratuba-Mirim e Siriri.
* Bacia do rio Sergipe – Totalmente incluída no território estadual, esta bacia se estende por 3.720 km2. Limita-se ao norte com as bacias do São Francisco e do Japaratuba e, ao sul, com a bacia do rio Vaza-Barris. Seus principais afluentes são os rios Água Salgada, Jacoca, Jacarecica, Cotinguiba e o riacho Pau Cedro, este na margem esquerda.
* Bacia do rio Vaza-Barris – Nasce no estado da Bahia e drena uma área de 3.050 km2 em Sergipe. Seus principais afluentes são o riacho Cansanção, na divisa da Bahia com Sergipe, os rios Jacoca e do Lomba, além do riacho Traíras, e estão situados na sua margem esquerda.
* Bacia do rio Piauí – Em Sergipe cobre 4.150 km2, limitando-se ao norte com a bacia do Vaza-Barris e, ao sul, com a do rio Real. Seus principais afluentes são os rios Boqueirão, Arauá, Guararema e Indiaroba, na margem direita; e os rios Jacaré, Urubu, Piauitinga e Fundo, na margem esquerda.
* Bacia do rio Real – Situada na divisa com o estado da Bahia drena uma área de 2.500 km2. Seus principais afluentes, todos na margem esquerda, são os riachos Mocambo e Caripau e os rios Jabiberi e Itamirim.
Clique e saiba mais sobre AQUICULTURA EM SERGIPE
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br