DE JANEIRO ATÉ MARÇO TEREMOS GRANDES VOLUMES DE  PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA DAS CHAMADAS "CHUVAS DE VERÃO". OS NOVOS  GOVERNADORES PRECISAM TOMAR URGENTES PROVIDÊNCIAS PARA EVITAR QUE OS  PRIMEIROS MESES DE SEUS MANDATOS SEJAM MARCADOS POR TRAGÉDIAS, DESTRUIÇÕES, PREJUÍZOS MATERIAIS,  DESALOJAMENTOS, ACIDENTADOS  E ATÉ LAMENTÁVEIS MORTES! 
PROVIDÊNCIAS URGENTES PRECISAM E DEVEM SER TOMADAS!
PROVIDÊNCIAS URGENTES PRECISAM E DEVEM SER TOMADAS!
"DIGAM NÃO ÀS ENCHENTES, SENHORES GOVERNADORES"
"Diga Não às Enchentes" - Campanha permanente do blog SOSRiosBr
Próximo verão terá mais tempestades do que os anteriores
Segundo as pesquisas do Inpe, as chuvas estarão acima de média, dos últimos três anos, na região Sudeste.
Cientistas do Instituto Nacional de  Pesquisas Espaciais lançaram um alerta: o verão que começou  há poucos, dias vai ter mais tempestades do que os anteriores.
A região Sudeste do Brasil deverá  registrar no verão de 2011 um número de tempestades severas formadas por  altas descargas atmosféricas (raios), ventos fortes e chuvas intensas  maior do que a média dos últimos três anos, alerta o coordenador do  Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de  Pesquisa Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Júnior. 
A previsão é baseada em  um algoritmo utilizado pelos pesquisadores do  Inpe que, na ultima  década, teve uma média de acerto de 80%, prevendo corretamente as  condições climáticas em oito dos dez anos analisados. Mas, a exemplo de  outras metodologias empregadas para fazer previsões de curto prazo de  tempestades severas, o sistema ainda apresenta uma margem de erro  relativamente alta, ressalva o pesquisador. “As abordagens utilizadas   ate hoje para fazer previsões de tempestades severas, como dados de  satélite, de rede e modelos meteorológicos, falharam. Como no Sudeste e,  talvez, também em outras regiões do pais esses eventos severos estão  ficando cada vez mais freqüentes, é preciso testar outras abordagens  para prevê-los”, disse Osmar Pinto Junior.
Nos últimos três verões, a cidade de São  Paulo teve, em média, 39 dias de tempestade. Uma pesquisa do grupo de  eletricidade atmosférica do Inpe revela que, no próximo verão, os  temporais vão ser mais frequentes na Região Sudeste.
“A nossa previsão é de que vai estar  acima da média dos últimos três anos. E nós acreditamos que as chances  de acerto são de 80%, ou seja, uma chance bastante boa”, Osmar Pinto Jr,  pesquisador do Inpe.
Segundo o estudo, o aumento das  tempestades é provocado pelo aquecimento do Oceano Atlântico e pelo  resfriamento das águas do Oceano Pacífico, fenômeno conhecido como La  Niña. A combinação desses dois fatores influencia toda a circulação de  ar no continente. 
E junto com isso surgem eles “raios” fazendo o maior barulho e  soltando fogo e consequentemente queimando os aparelhos elétricos.Nesta época é que mais acontece  acidentes dessa natureza devido estação do verão, instalações  provisórias para festas, período de férias onde é propicio passeios em  lugares vulneráveis em praias e campos expondo-se inocentemente aos  perigos da natureza.
Neste período começa a instalações de  lâmpadas decorativas para o Natal começa a enfeitar desde pés de rosa  até pinheiros se perdendo nas alturas esquecendo que, as instalações  elétricas externas são condutoras e com certeza estão sem a proteção  devida. Com o intuito de prevenir acidentes envolvendo descargas  elétricas os Órgãos Públicos de segurança alerta para os cuidados  especiais para prevenção dessas e outras ocorrências.
Claudio – HPTEL - Fonte: Redes Elétricas
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br