O Desperdício da Água é uma Questão Cultural?
Publicado por Mariana Barbosa Ferraz Gominho - http://www.simplicissimo.com.br/
Desde o surgimento da raça humana e dos outros seres vivos, tornou-se clara a importância da água para a manutenção da vida. É a substância que temos em maior quantidade em nosso corpo, e precisa ser reposta sempre ao fazermos esforço físico; é, porém, um recurso limitado, ainda que desperdiçado freqüentemente pela própria humanidade. Quanto mais água se tem disponível, maior o desperdício; esse é o drama principal da sociedade. Os povos desérticos, que pouco dispõem deste recurso e desta riqueza, dão-lhe muito valor e procuram inúmeras formas de aproveitar cada gota a seu favor. As civilizações litorâneas e fluviais, entretanto, não se incomodam ao deixarem torneiras abertas, canos furados e depósitos vazando. Antes, alegava-se falta de informação; hoje, diz-se ser distração. Talvez, engano da cultura. Água para irrigação, água para lavagem, água para consumo; uma única pessoa necessita, apenas para essa última função, dois litros diários. Mas isso é destinado à sobrevivência; ao conforto, gasta-se o dobro, o triplo. Manias de limpeza, piscinas refrescantes, banheiras de espuma: aí que se localiza o problema real; real e crescente. Somente cerca de um por cento da água da Terra é potável, mas o homem trata como se fosse vinte, trinta: o descaso para com o problema é ininteligível. Filmes, campanhas, propagandas vêm sendo realizados nos últimos anos, mas só após a conscientização da população mundial ser efetivada é que poderemos discutir e enfrentar esse problema com chances de saná-lo. |
Fonte: Portaltratamentodeágua |
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br