Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2010

SOS RIO UNA (TAUBATÉ - SP)



Taubaté terá verba para o Rio Una

LUARA LEIMIG
TAUBATÉ

O Ministério das Cidades em Brasília aprovou o projeto de mega drenagem do Rio Una em Taubaté.

O projeto, orçado em R$ 122 milhões, foi elaborado para tentar sanar os problemas de inundação nas propriedades rurais e garantir um abastecimento hídrico de qualidade pelos próximos 50 anos ao município.

O anúncio da aprovação foi feito na tarde de ontem pelo Departamento de Planejamento da prefeitura.

Uma comissão técnica formada por quatro engenheiros da prefeitura e pelo prefeito Roberto Peixoto (PMDB) defendeu o projeto na quinta-feira em Brasília e deve voltar à capital do país na próxima semana para traçar o cronograma de etapas de liberação da verba.

De acordo com o diretor de planejamento, Antônio Carlos Pedrosa, com a aprovação, a comissão deve montar junto com o Ministério das Cidades um cronograma de execução dos serviços e liberação do valor para início das obras.

Ainda de acordo com Pedrosa, a liberação da verba deve ocorrer em etapas assim como as obras. "A expectativa é que estas obras comecem no início do próximo ano e tenham a duração de 18 meses", afirmou.

No projeto estão previstas a retificação da calha do rio e de seus afluentes e plantio de árvores para promover a recuperação da mata ciliar, além da instalação de quatro represas reservatórios.

Abastecimento. 
Hoje o sistema hídrico de Taubaté é abastecido em sua maioria pelas águas do Rio Paraíba, que libera 900 litros por segundo para a cidade enquanto o Rio Una libera 300 litros por segundo, com a execução final do projeto, a intenção é que com a drenagem e a regularização da vazão do rio a situação se inverta e, se possível, a cidade venha a ser abastecida somente pelo Rio Una.

Juntas, as quatro represas terão capacidade para armazenar 87 milhões de metros cúbicos de água.

Una. 
O Rio Una possui cerca de 476 quilômetros quadrados, sendo que 84% está no município de Taubaté. O restante está dividido entre as cidades de Pindamonhangaba, Tremembé e Redenção da Serra.

Segundo a prefeitura, o projeto de mega drenagem atinge da nascente a foz do rio. Fonte: Site O Vale

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br