Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2010

MT VENCE PRÊMIO ANA 2010 - USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NO BRASIL




Prêmio ANA: MS vence com iniciativa de uso sustentável da água

Iniciativa sul-mato-grossense vence na categoria ONG com trabalho de bombeamento de água por meio de gangorras

Com o tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”, Prêmio ANA 2010 revelou os vencedores das sete categorias na quarta-feira, 1º de dezembro

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, no teatro da Caixa Cultural de Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) homenageou boas iniciativas de uso sustentável da água no Brasil durante a entrega do Prêmio ANA 2010, noite de gala do setor de recursos hídricos. Com o tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”, a premiação reconheceu trabalhos de sete categorias: Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os ganhadores receberam o Troféu Prêmio ANA, obra do mestre vidreiro italiano Mario Seguso. 

Mato Grosso do Sul acabou vencendo a categoria ONG com o Projeto AMA (Assistência Missionária Ambulante), de Campo Grande. O trabalho é desenvolvido pela Missão Salesiana de Mato Grosso, que desenvolve equipamentos de infraestrutura necessários para a melhoria de vida dos povos indígenas Bororo e Xavante. Segundo Alois Wurstle, representante da instituição, o trabalho contribuiu para que as crianças indígenas aprendessem a brincar e, assim, ajudassem bombear água naturalmente. “Nós furamos poços e colocamos gangorras nas aldeias, brinquedos em que as crianças brincam e que mandam água”, destaca.

Entre os demais vencedores, São Paulo ficou com três prêmios (Imprensa, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica). Outros três estados venceram nas demais categorias: Minas Gerais (Governo), Paraná (Empresa) e Rio Grande do Sul (Ensino). No total, 286 trabalhos de 22 estados e do Distrito Federal se inscreveram ao Prêmio ANA, um recorde das três edições.

A premiação homenageia iniciativas que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. A Agência promove o concurso com o patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal e a parceria da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas). 


Seleção

O processo de seleção começou em agosto e a Comissão Julgadora escolheu os semifinalistas do Prêmio. Então, as iniciativas passaram por vistoria realizada por servidores da Agência. A partir dos relatos das vistorias, os membros da Comissão Julgadora definiram os três finalistas de cada categoria e, entre eles, os vencedores do Prêmio ANA 2010 durante reunião fechada dos julgadores.

A Comissão Julgadora foi composta de membros externos à Agência e com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da ANA e outro da Caixa fazem parte do grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levaram em consideração os aspectos de: efetividade; potencial de difusão/replicação; aderência social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental.

Informações
Para mais informações, acesse www.ana.gov.br/premio


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br