Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2010

SOS LAGOA RODRIGO DE FREITAS E PRAIAS CARIOCAS - CCOE CONTROLARÁ 10 ELEVATÓRIAS DE ESGOTOS


 O Centro de Controle Operacional de Esgoto (CCOE) da Zona Sul foi inaugurado nesta 
quarta-feira na Elevatória do Leblon.

Cedae inaugura Centro de Controle Operacional para monitoramento da Zona Sul

Extraído de: Governo do Estado do Rio de Janeiro  -  22 de Dezembro de 2010 
 
O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, representando o governador Sérgio Cabral, o presidente do Grupo EBX, Eike Batista, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, inauguraram na manhã desta quarta-feira, na Avenida Delfim Moreira, na Elevatória do Leblon, o Centro Operacional de Esgotos (CCOE) da Zona Sul. O moderno CCOE permite supervisionar e operar à distância o conjunto de 10 elevatórias de esgotos daquela região, assim como os níveis hidráulicos das galerias no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. 

O presidente da Cedae explicou que o novo sistema inaugurado hoje é um dos mais modernos do mundo. Ele vai monitorar cerca de 400 polos do sistema de esgotos da Zona Sul e toda a operação que antes era feita de maneira visual passa a ser online, 24 horas. O CCOE permite monitorar todas as elevatórias (Leblon, Saturnino Braga, Jardim Botânico, Hípica, Caiçaras, José Mariano, Farme de Amoedo, Cantagalo, André Azevedo e Parafuso), identificando, por exemplo, qualquer lançamento de esgoto clandestino na galeria de cintura da Lagoa Rodrigo de Freitas. Segundo Victer, o centro de operações oferece, principalmente, confiabilidade na operação do sistema de esgoto.

- O que estamos vendo aqui é um sistema padrão Nasa, implantado no Leblon e operando toda a Zona Sul e Lagoa Rodrigo de Freitas. Este é mais um passo do Governo do Estado e da Cedae que converge com os compromissos do Brasil perante o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 - lembrou Victer.

O CCOE, que utiliza transmissão de dados via satélite (GPRS), teve todos os painéis elétricos das elevatórias de tempo seco substituídos por itens modernos (hardwares e softwares de última geração). Além disso, as ações de manutenção corretiva ganharão agilidade com o novo sistema, pois haverá condição de identificar online eventuais problemas.
- Isso permite à empresa a intervenção imediata de técnicos, diminuindo significativamente os riscos de vazamentos e os consequentes danos ambientais - destacou.
O vice-governador Pezão destacou a parceria do Estado com o Grupo EBX e, em particular, os investimentos do empresário Ike Batista em diversas áreas.

- Este é um momento de comemoração e que simboliza muito a semente da recuperação econômica e do desenvolvimento do Rio de Janeiro que o Ike Batista encarna tão bem - agradeceu Pezão, destacando ainda a diretoria e os funcionários da Cedae, que encerram esse mandato com a recuperação financeira da empresa.

O Grupo EBX, que é parceiro do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro no projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa, investiu R$ 4 milhões no CCOE, que permitirá identificar online eventuais problemas na rede de esgoto, diminuindo significativamente o risco de vazamentos.

- O mais importante para o Grupo EBX ao fazer investimentos dessa natureza é saber que o dinheiro está sendo alocado em projetos bem executados por pessoas muito competentes. Sob a direção de Wagner Victer, a empresa passa hoje por uma verdadeira revolução. E, sem dúvida, essa parceria público-privada entre o Estado e EBX funciona quando existe esse nível de competência - assinalou o empresário Ike Batista.

Além de reduzir os gastos com energia elétrica em cerca de 20%, o sistema automatizado, que confere maior credibilidade e eficiência à operação de esgotamento sanitário, possibilita verificar, em tempo real, mais de 400 pontos de controle de variáveis como vazão, pressão, corrente, nível e alertas de segurança operacional. O monitoramento abastecerá a Prefeitura do Rio de Janeiro com informações sobre a parte hidráulica das galerias de águas pluviais que desaguam na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O Centro de Controle Operacional de Esgotos leva o nome "Camille Marcel Briard", cidadão francês, naturalizado brasileiro, falecido em 1982 depois de trabalhar por 40 anos nas empresas antecessoras da Cedae (City, DES, Sursan, Esag) como encarregado geral do Sistema Operacional de Esgotamento Sanitário da Zona Sul.
Autor: Por Rafael Masgrau

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br