Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2010

ANA ESTÁ REALIZANDO EM DEZEMBRO O INVENTÁRIO DE 1.400 ESTAÇÕES DE MONITORAMENTO EM HIDRLÉTRICAS




Automação Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava


Agência Nacional de Águas inicia cadastramento de estações de monitoramentos em hidrelétricas
29/11/2010
Em dezembro, a Agência Nacional de Águas (ANA) começa a atualização do inventário de cerca de 1.400 estações de monitoramento localizadas nos reservatórios das usinas hidrelétricas em todo o País. As informações sobre as características e o funcionamento dessas estações deverão estar disponíveis no site da ANA no primeiro semestre de 2011.
O reforço no número de estações de monitoramento do Sistema Nacional de Informação Hidrológica será possível graças a uma resolução conjunta assinada pela ANA e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O sistema será reforçado com cerca de 1.400 estações que monitoram nível, vazão, sedimentos  e qualidade das águas dos rios ou chuvas.
Atualmente, o sistema conta com cerca de 25 mil pontos de monitoramento, dos quais cerca de cinco mil são de responsabilidade da ANA. Os dados das 1.400 estações das hidrelétricas serão enviados on-line, de hora em hora, pelos concessionários e autorizados das usinas hidrelétricas e recepcionados pela Sala de Situação da ANA.
A Resolução ANA-Aneel nº 3, publicada no Diário Oficial da União em 10 de outubro, estabelece as condições e os procedimentos a serem observados pelos concessionários e autorizados de geração de energia hidrelétrica  para  instalação, operação e manutenção de estações hidrométricas.
A parceria da ANA com o setor elétrico vai permitir ampliar  ainda mais o monitoramento dos rios, o que aumenta a eficácia nas medidas de prevenção a eventos críticos, como secas e cheias, e melhora a eficiência das informações utilizadas em estudos. Além disso, os dados sobre os regimes de operação dos reservatórios de aproveitamento hidrelétricos subsidiam a tomada de decisão quanto às atividades de fiscalização, regulação, operação e mediação no setor elétrico. Cabe à ANA organizar, implantar e gerir o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (Snirh).

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br