Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2010

PRAIA DO TOMBO (GUARUJÁ -SP) RECEBE O SELO BANDEIRA AZUL - "REFERÊNCIA MUNDIAL DE BALNEABILIDADE"



Praia do Tombo - Guarujá (SP) - Foto: Alexsander Ferraz (Prefeitura de Guarujá)


Praia no Guarujá/SP recebe certificado de excelência



A praia do Tombo, no Guarujá (SP), recebeu na última segunda-feira (29) o selo Bandeira Azul, um certificado de excelência dado pela Fundação para a Educação Ambiental, uma instituição ligada à União Europeia e à ONU, que atesta o local como uma referência mundial de balneabilidade e organização.

O hasteamento oficial da Bandeira Azul aconteceu no  sábado (4), a partir das 10h, na avenida Prestes Maia, em frente ao Núcleo de Informação e Educação Ambiental do Guarujá.
No Brasil, até agora, apenas a praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, era detentora deste título.
Para alcançar o feito, diversas adaptações tiveram de ser feitas no Tombo, sendo que o cuidado principal foi com a balneabilidade.
Para isso, a prefeitura realizou um trabalho de eliminação de todas as fontes de contaminação biológica na praia, especial o esgoto doméstico.
Outro ponto necessário para a implantação da Bandeira Azul foi a instalação de um núcleo de educação ambiental permanente no Tombo.
A prefeitura também instalou câmeras de segurança, que vigiam a praia 24 horas e mantém um núcleo de salva-vidas, atendendo aos 856 metros da praia.
A premiação não é permanente, e os itens exigidos para sua manutenção devem ser respeitados. (Fonte: James Cimino/ Folha.com) / AMBIENTE BRASIL

SAIBA MAIS SOBRE O SELO BANDEIRA AZUL






Hasteamento da Bandeira Azul da Europa na 

 Praia Grande do Porto Covo

QUANDO QUE A SUA PRAIA VAI TER O PRIVILÉGIO E O PRAZER DE HASTEAR A "INTERNACIONAL BANDEIRA AZUL" ?

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. É marketing puro! Não há acessibilidade ao mar para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida – idosos, gestantes etc… Sanitário adaptado só existe um e é distante - se a situação apertar, o cidadão com dificuldade de locomoção passará por humiliação. Em segurança também não foi acrescentado nada; monitoramento nem pensar, e por aí vai……Quem checar in loco, verá que se trata de propaganda enganosa, que o único objetivo é tentar melhorar a imagem da administração pública – já muito desgastada – e favorecer a tal organização não governamental dinamarquesa Foundation for Environmental Education – FEE -, que ao que parece, lucra em acessos feitos em seu site por turistas de todo mundo para obter informações sobre as condições das praias. Quanto aos 32 requisitos tão propalado ninguém sabe quais são! O que consta no programa, enviado pelo Instituto Ambiental Ratones, representante da referida Ong dinamarquesa no Brasil, é que somente dois requisitos são obrigatórios, o restante é mera recomendação.
    Essa é a verdade, infelizmente.

    Ps: A verba investida no "programa" – que ainda se viu a prestação de contas(!) -, que o sr. secretário diz ter sido pura "criatividade", foi um repasse de R$ 410.000,00, feito pela 06/02/2008, pela então ministra do turismo Marta Suplici, em evento realizado no Salão Nobre do Casa Grande Hotel, na praia da Enseada, onde encontravam-se as deputadas estaduais Haifa Madi e Maria Lucia Prandi, o comandante da Base Aérea de Santos, Jorge Tibecherani, Valter Batista, secretário de Turismo do Guarujá, e o vereador Ituo Sato, além de empresários do trade.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br