Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de dezembro de 2010

ELES ESTÃO TIRANDO AS GARRAFAS PETs DOS RIOS E USANDO-AS PARA ENFEITES DE NATAL (V)



Natal de Santo André terá 150 mil garrafas PETs

Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC


Para decorar 27 ruas andreenses com quase 600 enfeites de Natal feitos com material reciclável, a Lâmpadas & Cia, responsável pelo projeto Magia de Natal Ecopet, precisa de 150.000 garrafas PET. O problema é que, até agora, Cleuza Teixeira Fabretti, diretora geral da empresa, só conseguiu arrecadar 30.000. "Estamos recebendo doações nos postos de coleta e comprando, também", disse, apreensiva. "Até porque não pode ser qualquer garrafa: ela não pode estar amassada, nem muito riscada, porque aí não emite a luz de maneira adequada."
A ligação oficial será dia 1º de dezembro. Até lá, as 7,5 toneladas de garrafas devem estar disponíveis e os enfeites, confeccionados.
Além de garrafas PET, CDs velhos, tampinhas de canetas, lonas e latinhas de alumínio serão utilizadas para confeccionar os enfeites. Um presépio com enfeites de até quatro metros de altura será construído na Praça do Carmo, também com materiais recicláveis. Haverá um monitor, seis horas por dia à disposição dos interessados em saber detalhes da produção.
A empresa é responsável pela iluminação interna dos enfeites. Em vez de lâmpadas incandescentes, serão usadas lâmpadas frias e leds, que emitem menos calor e contribuem menos para o efeito estufa.
Os enfeites estão sendo confeccionados pela Cooperaacs (Cooperativa de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), uma organização que trabalha com pessoas em exclusão social e dificuldades de arrumar emprego formal, como ex-presidiários ou dependentes químicos em tratamento.
"Desta vez, é gente que estava desempregada quem está produzindo os enfeites. Já empregamos pelo menos oito pessoas nesse projeto", explicou o fundador e presidente da Cooperaacs, Sandro Rodrigues.
A cooperativa é a responsável pela decoração de Natal do Conjunto Nacional pelo menos desde 2004, quando foi fundada. Foi lá que Cleuza viu o trabalho de Rodrigues pela primeira vez e, interessada, resolveu investigar para trazer o projeto para Santo André. "São profissionais de primeira linha", concluiu.
Artesão também decora Conjunto Nacional

A decoração de Natal de Santo André será confeccionada pela Cooperaacs, responsável também pela cenografia de Natal do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Em parceria com Silvio Galvão (artista plástico e cenógrafo que criou e coordenou trabalhos como Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura), a Cooperacs é a responsável pela decoração do Conjunto Nacional há 5 anos. O fundador da cooperativa, Sandro Rodrigues, já havia participado dos projetos anteriores. "O Sílvio montou em 2001 equipe para criar o projeto. Eu participei desse time", explicou.
Atualmente, Galvão desenvolve projetos e a cooperativa produz os enfeites, como boneco de neve feito de garrafa PET e boneco do menino Jesus, feito em resina reciclada. FONTE: DIÁRIO DO GRANDE ABC
SAIBA MAIS:

O Projeto Árvore de Natal Ecológica, montada na Rua Nelson Gama de Oliveira, no bairro do Morumbi-SP, partiu de uma parceria entre as instituições ECOFICINA de Guarulhos, AFRAS (Associações Franquias Solidárias) e RECICLA MORUMBI, e teve como objetivo mostrar à população mais uma opção de reaproveitamento de materiais recicláveis estimulando o pensamento ecológico.
Participaram os alunos do Colégio Porto Seguro e Colégio Nossa Senhora do Morumbi na confecção de 1100 enfeites para a árvore com garrafas Pet, mostrando que com alegria e criatividade podemos ajudar na preservação do meio ambiente. (NATAL DE 2007)

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. oieeee... gostei da iniciativa... post no meu Blog tbm... Tudo que é bom, legal, bacana devemos passar para frente =)

    http://sustentaveisatitudes.blogspot.com/2010/12/natal-de-santo-andre-tera-150-mil.html

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br