Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de dezembro de 2010

ALAGAMENTOS E DESABRIGADOS POR FORTE TEMPORAL EM CHAPECÓ E CORONEL FREITAS (SC)




Raciel G. Junior

Forte temporal causa alagamentos em Chapecó e Coronel Freitas (SC)

12/12/2010



O forte temporal que caiu no início da tarde deste domingo trouxe prejuízos e alagou várias ruas de Chapecó, cidade localizada a 500 km de Florianópolis.


Um rio transbordou e deixou uma comunidade ilhada pouco depois do meio-dia. Cerca de 20 minutos de temporal foram suficientes para causar uma série de transtornos ao município.


No sábado, a chuva já havia prejudicado o oeste catarinense. Na cidade de Coronel Freitas, pelo menos 10 famílias precisaram deixar suas casas, segundo informações da Defesa Civil.


Um ginásio da cidade estava sendo usado como abrigo. A forte chuva que persiste desde a última sexta-feira alagou pontes e bloqueou por várias horas a rodovia SC-468.


O nível do rio Sanga, que corta a região, subiu três metros acima do nível normal e compromete o tráfego de veículos em pontes que ligam bairros do município.


A Defesa Civil ainda avalia os estragos na região e, de acordo com o órgão, a prefeitura de Coronel Freitas deve decretar estado de emergência nesta segunda-feira.


Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), a chuva forte foi causada por uma intensa área de instabilidade associada a um sistema de baixa pressão e ao deslocamento de uma frente fria pela região.



Em 24 horas, chuva acumula 228 mm alagando casas em São Borja (RS)

12/12/2010
Os mais de 218 milímetros de chuva que caíram em São Borja, na Fronteira Oeste, nas últimas 24 horas foram responsáveis pelo alagamento de pelo menos 30 casas na vila Marrocos, a mais atingida no município.

O volume de chuva pegou os moradores de surpresa. Volmar Goulart, 51 anos, passou a madrugada trabalhando como taxista e devido ao volume de chuva que caía resolveu ir em casa verificar a situação. Quando chegou ao local, encontrou seus móveis e eletroeletrônicos tomados pela água:
— Faz um ano que eu moro aqui e isso nunca aconteceu. Perdi tudo. Som novo, máquina de lavar. A gente trabalha para adquirir as coisas para acontecer isso depois — lamentou o taxista.

Segundo o prefeito Mariovane Weis (PDT), a prefeitura está preparada para alojar os desabrigados. No entanto, ele ressalta que até agora ninguém quis ser removido para abrigos.
— As pessoas são resistentes, não querem deixar suas casas — disse o prefeito.
Fonte: De olho no tempo, com informações Zero Hora
Fonte:  Raciel G. Junior - ARCA DE NOÉ NING

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br