Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2010

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO - 05 DE DEZEMBRO






Raciel G. Junior

Dia Internacional do Voluntário: o que é?




Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social (DIV) foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas por uma resolução em 17 de dezembro de 1985. Desde então, governos, a ONU e organizações da sociedade civil têm reunido com sucesso voluntários ao redor do mundo para celebrar o dia em 5 de dezembro.

O DIV oferece uma oportunidade para organizações e voluntários apresentarem suas contribuições - em nível local, nacional e internacional - para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

Ao longo dos anos, comícios, desfiles, projetos voluntários em comunidades, sensibilização ambiental, assistência médica gratuita e campanhas em prol de causas específicas foram as ações mais comuns no Dia Internacional do Voluntário.

Esses eventos são liderados por comitês nacionais do DIV reunindo parceiros das Nações Unidas, governos, organizações da sociedade civil (incluindo organizações nacionais e internacionais de estímulo ao voluntariado) e indivíduos comprometidos com atividades voluntárias. Alguns comitês também incluem representantes da mídia, meio acadêmico, fundações, setor privado, grupos religiosos e organizações esportivas e de recreação.

Em resposta aos pedidos de grupos voluntários e organizações governamentais ao redor do mundo, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em novembro de 2002, adotou a Resolução A/RES/57/106, que convidou o programa dos Voluntários das Nações Unidas (VNU) a desenvolver uma abordagem global pela internet para levar adiante os avanços feitos durante o Ano internacional dos Voluntários em 2001, através de redes de relacionamento e gestão do conhecimento. Os Voluntários das Nações Unidas responderam lançando a Rede Mundial de Voluntários em 5 de dezembro de 2002. Desde então esse site é o ponto focal global para a campanha do Dia Internacional do Voluntário.

O ponto crítico, no entanto, é: o que acontece no dia 6 de dezembro? Os jornais podem mudar o foco das atenções e a repercussão pode enfraquecer, mas a rede de voluntários continua com ou sem publicidade e o merecido reconhecimento. O espírito do Dia Internacional do Voluntário tem que permanecer. Na sua resolução de 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas convocou "governos, com o apoio ativo da mídia, a sociedade e do setor privado, para celebrar o 5 de dezembro, DIV, e incluir atividades focadas em dar continuidade às conquistas do Ano Internacional dos Voluntários.

Estimular mais pessoas a se tornarem voluntárias é uma tarefa para os 365 dias do ano. Se você considerar o empenho de voluntários de todas as idades ao redor do mundo, realizando todos os tipos imagináveis de atividades, o Dia Internacional do Voluntário deveria ser um dia que nunca acaba.
O original deste texto encontra-se em Inglês. A tradução foi realizada pelos voluntários online Carolina Faria e Giuliano Rossato.

Fonte: Voluntários Online/ ARCA DE NOÉ NING

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br