Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL CONTRA AS BARRAGENS - 14 DE MARÇO (II)




"Águas para a vida" Não para  a Morte - Curitiba (PR) - MAB


Dia Internacional de Ação pelos Rios


        Dia Internacional de Ação pelos Rios

14 de Março

Inspire-se, Seja Criativo e Aja!


Aproveite o Poder Criativo do Nosso Movimento Global pelos Rios e pelos Direitos.

No dia 14 de março de 2011 una-se a comunidades ao redor do mundo e participe do décimo quarto Dia Internaconal de Ação contra as Barragens e pelos Rios, pela Água e pela Vida. Inspire-se para promover suas próprias ações criativas: expresse seu amor pelos rios através da música e da dança, fale contra as violações de direitos humanos com pinturas e fotografias, e demande um melhor modelo de gestão de energia e água através de poesias e palavras.
Kayak activists in Amarante, Portugal, part of COAGRET’s weekend of actions.
Kayak activists in Amarante, Portugal, part of COAGRET’s weekend of actions.


Junte sua voz a esse movimento internacional em expansão.

2010 testemunhou muitos marcos do movimento pelos os rios e pelos direitos. Grupos de todo o mundo celebraram o 10 º aniversário da Comissão Mundial de Barragens , chamando seus governos a reafirmarem e defenderem os princípios da CMB que respeitam os direitos humanos e o meio ambiente. Em outubro, centenas de ativistas de base se reuniram em Temacapulín, no México, para o III Encontro Internacional dos Atingidos pelas Barragens e seus aliados . 


O encontro reforçou o quão global tornou-se omovimento, com os participantes do Irã, Quênia, Tailândia, entre outros. Mais de 300 comunidades atingidas pelas barragens, representantes de ONGs e especialistas se reuniram para compartilhar experiências, discutir estratégias criativas de campanha e se conectarem com aqueles que lutam para protegerem seus rios e meios de subsistência. A mensagem que fica do "Água para a Vida 3": Não estamos sozinhos. É quando estamos juntos que realmente sentimos a força e o poder desse movimento.

Participants at First International Meeting of Dam-Affected People march against dams
Participants at First International Meeting of Dam-Affected People march against dams


Há treze anos atrás, em Curitiba, no Brasil, a declaração final do I Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens e de seus aliados, afirmou: "Para simbolizar a nossa crescente união, nós declaramos que o dia 14 de março, o dia brasileiro de Lutas Contra as Barragens, a partir de agora tornar-se o Dia Internacional de Ação Contra as Represas e pelos Rios, a Água e a Vida ".


E agora, é com um renovado sentimento de comunidade e solidariedade que nos aproximamos do Dia Internacional de Ação pelos Rios. 14 de março é um momento perfeito para aproveitar os poderes criativos do nosso movimento coletivo, para aproveitar a grande força gerada pelo "Água para a Vida 3", e por todos os nossos esforços e sucessos.

 Rios Para a Vida, Não Para a Morte!
Rivers for Life, Not for Death!

¡Ríos Para la Vida, No Para la Muerte!
Les Rivières Pour la Vie, Non Pas Pour la Mort!
河流,生命之源,"坝"占意味死亡!

Organize sua própria ação criativa em 14 de março de 2011. 

British Columbia, Vancouver - protest banner
British Columbia, Vancouver - protest banner


 NA AMÉRICA LATINA



América Latina é conhecida pela força e beleza do rio seus sistemas - a Amazônia , a maior do mundo da bacia hidrográfica do, o Paraguai eo Paraná rios e áreas úmidas, o Usamacinta fluindo através das florestas tropicais Maia, e as águas cristalinas dos rios da Patagônia . Estes rios são magníficas fontes de vida para uma incrível diversidade de espécies animais e vegetais e fonte de bem-estar de populações tradicionais indígenas e ribeirinhos.

Os rios da América Latinatambém são alvo de construtores de barragens que vê-los como recursos tentador para ser explorado para eletricidade e irrigação. Muitos governos latino-americanos estão promovendo hidrelétricas como forma de acelerar o crescimento econômico através da oferta de energia com subsídios públicos para fundições de alumínio e outras indústrias eletro-intensivas.

Barragens deixaram um legado terrível na região, como na Guatemala, onde os adversários indígenas da Barragem Chixoy foram massacrados, e em Yacyretá , onde as comunidades têm sido mergulhado na pobreza, enquanto autoridades corruptas desviado centenas de milhões de dólares destinados a programas sociais e ambientais.

Através dessas lutas, o povo de América LatinaAprendi a importância de organizar a luta de novas barragens, e à procura apenas de reparações por perdas suas famílias têm sofrido como resultado de barragens construídas no passado. importantes movimentos de pessoas afectadas pela barragem, como o Movimento dos Afetados por Barragens (MAB) no Brasil e em redes de grupos que lutam barragens, incluindo a América Latina Rede contra as Barragens, REDLAR e MAPDER no México, Trouxe nova força e esperança para uma região, onde centenas de novas barragens estão sendo planejadas.

alternativas energéticas para a região não tem sido suficientemente explorado, mesmo que o custo de novas barragens mais distantes dos centros populacionais e industriais aumenta de forma constante.

International Rivers está trabalhando para deter os planos por mais de 60 novas barragens na região amazônica, incluindo os rios Madeira Xingu, e montou uma campanha para manter os rios do Chile Patagônia fluindo livremente. Em MesoaméricaEquador e Colômbia estamos ativos em apoiar e fortalecer o movimento crescente para proteger os rios da região.

MAIS INFORMAÇÕES: 
  • Visite o nosso interativa Barragens na Amazôniabanco de dados para ver barragens planejadas para a Bacia Amazônica
Últimas adições:

Fonte: INTERNATIONAL RIVERS  (Google Tradutor)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br