Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de março de 2011

PEIXAMENTO DA DUKE ENERGY DISTRIBUI 130 MIL PEIXES NA BACIA DO RIO PARANAPANEMA


DUKE ENERGY SOLTA 130 MIL PEIXES EM RESERVATÓRIOS


Ações no mês de março dão sequência a programa de repovoamento da empresa, que coloca 1,5 milhão de peixes por ano no rio
Com três solturas de peixes na segunda quinzena de março, a Duke Energy prossegue com seu programa para repovoamento da Bacia do Paranapanema distribuindo um lote de 130 mil pacus-guaçu nos reservatórios das hidrelétricas Rosana (dia 18), Chavantes (dia 20) e Salto Grande (25). A empresa é concessionária de oito usinas ao longo do rio Paranapanema, responsáveis por 2,3% da energia hidrelétrica gerada no País.

De acordo com o biólogo da empresa e coordenador do programa, Norberto Vianna, em janeiro a Duke Energy colocou 44 mil dourados e piracanjubas nos reservatórios Salto Grande e Capivara. “Até maio, quando se encerram as ações do primeiro semestre, totalizaremos 894 mil peixes jovens soltos para repovoamento do Paranapanema. Até o final do ano, o programa atingirá sua marca anual de 1,5 milhão de peixes”, conta Vianna.

Neste primeiro semestre, a Duke Energy está utilizando dourados, piracanjubas e pacus-guaçu no repovoamento. No segundo semestre, o programa trabalhará também com a espécie Curimbatá, que por se reproduzir em período diferente das demais, não está disponível na primeira metade do ano. Vianna ressalta que são espécies nativas com capacidade de formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se bem.

“As espécies são escolhidas para dar continuidade ao trabalho que a Duke Energy realiza desde 2001, contribuindo para repovoar a Bacia do Paranapanema e recuperar seu estoque pesqueiro. São peixes de grande apelo social, espécies que pescadores e populações ribeirinhas estão acostumados a capturar”, pontua o coordenador do programa. “As espécies selecionadas têm melhores condições de aproveitar os recursos alimentares e as solturas acontecem em pontos favoráveis ao rápido crescimento dos peixes”, complementa.

Para desenvolver esse programa que já soltou mais de 15 milhões de peixes no Paranapanema, a Duke Energy mantém parceria com universidades, como Unesp (Universidade Estadual Paulista), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e USP (Universidade de São Paulo). A Estação de Hidrobiologia e Aquicultura localizada em Salto Grande (SP), onde é feito o complexo trabalho de reprodução dos peixes em tanques, é administrada por meio de parceria entre a Duke Energy e a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná).


BLOG SOS RIOS DO BRASIL

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br