Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de março de 2011

SEMANA DAS ÁGUAS 2011 - "DESCRUZE OS BRAÇOS E FAÇA A SUA PARTE"

Seja Feliz e faça sua parte!

Cidadãos podem promover ação popular em defesa do meio ambiente

Publicado em março 17, 2011 por HC - Ecodebate

Atuação do Ministério Público como fiscal da lei é imprescindível para garantir a validade do processo

No parecer apresentado à Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), o Ministério Público Federal (MPF) defende a continuidade da ação popular ajuizada por uma cidadã contra a abertura de uma estrada de acesso à Praia de Tourinhos, no Rio Grande do Norte, local de desova das tartarugas marinhas. O processo foi extinto pela 4.ª Vara da Justiça Federal daquele estado, sem julgamento do mérito e sem a intimação do Ministério Público para acompanhar o caso. A cidadã recorreu ao TRF5.

Segundo a procuradora regional da República Socorro Paiva, a falta de intimação do MPF torna nulo o processo. “A atuação do Ministério Público, na função de fiscal da lei, é imprescindível neste caso, principalmente por se tratar de proteção ao meio ambiente, conforme determina a Constituição Federal”, afirma. Ela entende que os autos devem retornar à primeira instância para que o Ministério Público seja efetivamente intimado e possa opinar a respeito do pedido da cidadã.

De acordo com a autora da ação, a abertura da estrada não tem autorização dos órgãos ambientais competentes. No processo, a cidadã apresentou fotos da obra, além de matéria jornalística sobre a situação. Para o MPF, a extinção do processo é prematura, pois os elementos indicados constituem evidências suficientes para viabilizar sua abertura. Novas provas, necessárias à comprovação dos fatos, devem ser colhidas ao longo da instrução processual.

Prerrogativa constitucional A ação popular é um instrumento previsto na Constituição Federal que pode ser usado por qualquer cidadão para anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.


N.º do processo no TRF-5: 0002888-34.2010.4.05.8400 (AC 514334 RN)


Veja aqui a íntegra da manifestação da PRR-5.


A divulgação desta notícia não substitui a comunicação oficial deste ato pelo órgão responsável.


A Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR-5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Fonte: Procuradoria Regional da República da 5.ª Região


EcoDebate, 17/03/2011

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br