Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de abril de 2012

BOLETIM ÁGUA No. 51 - MARÇO DE 2012 - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA - ANA


Informativo mensal nº 54 - Março de 2012
Cláudia Dianni/Banco de Imagens ANARio+20 e Governança dominam discussões no 6º Fórum Mundial da Água
Três assuntos permearam o 6º Fórum Mundial da Água, entre 12 e 17 de março, na cidade francesa de Marselha. Os participantes defenderam um maior comprometimento com o tema água na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e propuseram um mecanismo de governança global da água e o aprofundamento das discussões e pesquisas sobre aumento da reserva do recurso a fim de garantir os usos múltiplos da água e enfrentar as mudanças climáticas.
Fonte Luminosa da Torre de TV (DF) - Flávio Serra/Banco de Imagens ANADia Mundial da Água 2012 é celebrado com acordos e lançamentos de publicações e serviços
Em 22 de março, o Dia Mundial da Água foi celebrado em vários eventos pelo Brasil. O principal deles foi organizado em Brasília pela Agência Nacional de Águas (ANA), Governo do Distrito Federal (GDF) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Na ocasião, houve a assinatura de vários acordos e convênios, além do lançamento de publicações e serviços.
Ribeirão Pipiripau - Marcos Costa Barros/Banco de Imagens ANAPrograma Produtor de Água no Pipiripau seleciona práticas conservacionistas
Seleção engloba práticas que resultem em: conservação do solo,  de remanescentes de vegetação nativa e restauração ou de Áreas de Preservação Permanente (APP) e/ou Reserva Legal. Poderão participar produtores rurais das sub-bacias do ribeirão Pipiripau e do córrego Taquara, que abastecem 180 mil habitantes de Planaltina (DF) e têm suas águas utilizadas em atividades agropecuárias.
Troféu Prêmio ANA - Mauro Viery/Banco de Imagens ANAInscrições para o Prêmio ANA 2012 estão abertas para oito categorias
Governo; empresas; organizações não governamentais; pesquisa e inovação tecnológica; organismos de bacia; ensino; imprensa; água e patrimônio cultural. Estas são as oito categorias que estão em disputa no Prêmio ANA 2012, que reconhece boas práticas que se destacam pela excelência e contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos brasileiros. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 1º de junho.
Estação telemétrica - Frederico Carvalho/CodevasfANA equipa estados para prevenção de cheias e secas
A Agência Nacional de Águas enviou, em março, equipamentos para a montagem de Salas de Situação para monitorarem rios de oito estados: Acre, Bahia, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. As estações também acompanham o volume de chuvas, o que permite que os profissionais das Salas de Situação cruzem as informações com o nível dos rios e avaliem com antecedência as regiões onde podem ocorrer cheias ou secas
Rio São Francisco (BA) - Zig Koch/Banco de Imagens ANACBH Grande e agências de bacia têm vagas abertas
Os interessados em participar do processo eleitoral do Comitê de Bacia Hidrográfica do Grande (CBH Grande) têm até 20 de abril para se inscrever. Há vagas para representantes dos setores usuários dos recursos hídricos da bacia e da sociedade civil, como organizações não governamentais que atuam na bacia, consórcios intermunicipais, entidades de classe e universidades.
Rio Madeira recebe águas transfronteiriças - Rui Faquini/Banco de Imagens ANAPortal acompanha volume de água que entra e sai do País
Desde o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Brasil se tornou um dos poucos países do mundo a saber diariamente o volume de água que entra pelas suas fronteiras na Amazônia e o volume que sai para outros países pelas principais bacias do País, além do total que deságua no Oceano Atlântico. O Balanço Hídrico Superficial do Brasil está disponível emhttp://balancohidrico.ana.gov.br/.
Tomás May/Banco de Imagens ANAIrrigação tem metade das outorgas de janeiro e fevereiro
Entre janeiro e fevereiro, a Agência Nacional de Águas (ANA) emitiu 20 outorgas de direito de uso de recursos hídricos. Metade delas foi para a finalidade de irrigação, cinco para mineração, duas para indústrias, duas para usinas hidrelétricas ou pequenas centrais hidrelétricas e uma para esgotamento sanitário.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br