Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2012

DIA ESTADUAL DO RIO IVAÍ, O "ORGULHO DO PARANÁ"

No dia 21 de abril, comemora-se o Dia Estadual do Rio Ivaí, graças à movimentação da Retur (Rede de Turismo Regional), que resultou na Lei 447 de 8/6/2007, autoria do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS).
O Rio Ivaí ainda é pouco impactado, como se pouco não “fosse nada”. Tem problemas preocupantes como assoreamentos e águas servidas por indústrias e lixões urbanos.

Infelizmente, ainda não conseguimos que órgãos estaduais dessem a devida atenção com campanhas de atividades pró-Rio Ivaí, que é o maior rio vivo (por não ter ainda barragens) paranaense com 685 quilômetros de extensão.
Por falar em barragens, existe muita preocupação pelo futuro do Rio Ivaí. Quantas usinas estão sendo discutidas, quantas serão construídas e como ficarão as áreas impactadas: sítios arqueológicos, atrativos turísticos e tantos outros.

Sabemos que a produção de energia é imprescindível para a sociedade, mas a que preço?

Como serão as relações futuras do Rio Ivaí nas bacias com os impactos urbanos, agrícolas e industriais? É uma grande pergunta que não pode ficar calada!

Em Maringá se discute o Rio Ivaí como alternativa para o abastecimento de água para um conjunto de municípios metropolitanos. 

Como proteger as belezas cênicas, o Salto da Ilha da Bananeira, Corredeira de Ferro e tantas outras?

Pensando nisso, a Retur vem trabalhando na região macro-Noroeste, que envolve as microrregiões de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão e Umuarama, com o envolvimento de municípios e empreendedores como o foco no desenvolvimento sustentável pelo turismo, tendo promovido dois fóruns regionais em Fênix e São Carlos do Ivaí, com previsão de realizar em 2013, o III Fórum em lugar a ser definido: Ivaiporã, Cândido de Abreu ou Prudentópolis.

No Projeto Corredor do Ivaí, a Retur tem eventos voltados a Nossa Senhora das Águas, com proposta de comunidades ribeirinhas para oficialização como Padroeira do Rio Ivaí, graças à liderança de Ivatuba e Floresta.
Por iniciativa da comunidade de Fênix, foram realizados vários Rallys – Rota Espanhola, diversos clubes de pescadores em diferentes municípios fazem periodicamente mutirões de limpeza.

Na área cultural cabe registro da senhora Sueli da Balsa Japurá, em São Carlos do Ivaí, que compõe músicas com a temática do Rio Ivaí, e a importância dos designers de arte em metais Edson Mastelini (Cândido de Abreu) e Aristeo Piovezan (São Carlos do Ivaí/Cianorte).

Precisamos ampliar as atenções para o futuro do Rio Ivaí e nada melhor do que contar com os meios de comunicação visando à construção da agenda do futuro sustentável aproveitando a oportunidade do próximo dia 21 de abril – Dia Estadual do Rio Ivaí. Aliás, o primeiro rio paranaense com o dia em lei estadual.

A Retur está intensificando a estratégia de trabalho pela Campanha Bichos do Ivaí, cadastrando pessoas que se destacam em diferentes áreas da sociedade. Uma rede do nosso capital humano, em defesa de um dos maiores orgulhos paranaenses: Rio Ivaí.
Professor Jacó Gimenes 
Presidente da Retur 
Diretor técnico do Instituto 
de Cultura e Desenvolvimento

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Correção no numero na Lei 15.622/2007.

    O 447 de 8/6/2007 é o projeto de lei.

    Att,
    Retur

    ResponderExcluir
  2. pessoal voce tem que serem espertos, pois o rio ivai todos nós sabemos do tamanho do seu potencial não so na pesca quanto a outras atvidade.... então porque voces que organizam varias reuniões sobre o futuro do rio
    PORQUE VOCES NÃO FAZEM COMO O NOSSO VIZINHO ARGENTINA PROIBI A MATANÇA DO DOURADO E LIBERA A PESCA ESPORTIVA NO RIO ? COM POUSADAS ALGO PARECIDO ??? VOCES VIRÃO O QUANTO A OS ARGENTINOS ESTÃO LUCRANDO COM ISSO 52 MILHÕES DE DOLARES POR ANO SO COM ESSA PRATICA DO PESCA E SOLTE E COM FISCALIZAÇÕES, PROIBINDO DE VEZ A MATANÇA ...
    ISSO SERIA O MELHOR ARGUMENTO PARA NÃO TER BARRAGENS E DESTRUIÇÕES NO RIO POIS DARIA MUITO DINHEIRO PRO GOVERNO.... PENSE NISSO ..... SOU PESCADOR ESPORTIVO E JA FIZ VARIAS PESCARIAS FORA DO BRASIL ATRAZ DESSA MODALIDADE E TENHO CERTEZA QUE AQUI DARIA CERTINHO PARA ISSO ESSE RIO TEM MUITO PEIXES AINDA MAIS DOURADO COMO E UM RIO DE MUITAS CORREDEIRAS ESTA FACIL PRA FAZER ISSO BASTA VOCES INCENTIVAREM A PESCA ESPORTIVA NESSE RIO

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=M4JObqxHMZU

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br