Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2012

NAVEGANDO EM CAIAQUE DE GARRAFA PET PELO RIO URUGUAI



O caiaque suporta o peso de duas pessoas, mais um cooler, para carregar bebidas e alimentos. l Foto: Ambiente Villa Elisa



Argentino navega pelo Rio Uruguai em caiaque feito de garrafas PET

O engenheiro industrial argentino Federico Blanc realizou um feito pessoal histórico: navegou pelo Rio Uruguai em um caiaque feito de garrafas PET. A pequena embarcação foi produzida com dezenas de garrafas plásticas coladas entre si. Ela é capaz de suportar o peso de duas pessoas, mais um cooler, para bebidas e alimentos.
A ideia de construir um caiaque com garrafas de plástico veio do próprio argentino, que com muita dedicação conseguiu construir a embarcação a partir de resíduos que normalmente são descartados no lixo.
Feito na região de Villa Elisa, na província argentina de Entre Rios, este caiaque ecológico demonstra como muitos elementos do nosso dia a dia podem ser reciclados ou servirem de matéria-prima para a construção de novos objetos úteis.
Segundo a página Ambiente Villa Elisa, que publica informações locais, é comum encontrar garrafas plásticas flutuando pelos rios da região. “A construção e fabricação de tais elementos pode ser a ferramenta de conscientização da população local para que evitem jogar lixo em nossos córregos e rios, que, não só poluem visualmente, como também alteram os sistemas naturais, contaminando o solo e a água com compostos tóxicos e, muitas vezes, matando animais silvestres por ingestão.”
Devido ao grande sucesso da criação, o engenheiro, juntamente com os apoiadores locais, estão produzindo um vídeo do passo a passo para produção do caiaque. Assim que o material for publicado, divulgaremos no CicloVivo.
Veja o vídeo do caiaque navegando pelas águas do Rio Uruguai:
Mayra Rosa – Redação CicloVivo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. O projeto para construção deste tipo de caiaque já existe no site www. fazeco.com.br. E pelo que sei não foi idealizado por um argentino não. Incluve eu fiz um também e uso para pescar aqui na minha região. A saber Ipanema MG.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br