Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de agosto de 2013

12ª EDIÇÃO DOS JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS - CUIABÁ DE 11 A 19 OUT

Prefeitura participa da organização da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas

Cerca de 1,6 mil índios de 48 etnias brasileiras deverão participar dos jogos

A cerimônia de lançamento dos Jogos dos Povos Indígenas será realizada em dois atos que acontecerão no dia 09 de agosto, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
DA REDAÇÃO
Representantes da Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) participaram nesta quarta-feira (31) da primeira reunião para apresentação do projeto básico e organização da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que serão realizados em Cuiabá no período de 11 a 19 de outubro.

Cerca de 1,6 mil índios de 48 etnias brasileiras deverão participar dos jogos, número que supera o recorde da última edição, realizada em Tocantins, onde 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença.

Além de representantes de etnias nacionais, os Jogos dos Povos Indígenas deste ano terão a participação de 32 indígenas ou agências de governos de 16 países, que irão debater e protocolar um acordo para a realização dos Jogos Mundiais Indígenas no Brasil.

O calendário de jogos inclui competições de canoagem, arco e flecha, cabo de força, arremesso de lança, corrida de 100 metros, corrida de fundo, luta corporal, corrida de tora e natação/travessia – nas modalidades indígenas e de futebol masculino e feminino – nas modalidades não-indígenas.

A cerimônia de lançamento dos Jogos dos Povos Indígenas será realizada em dois atos que acontecerão no dia 09 de agosto, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O 1º ato será realizado às 10h e se constituirá na assinatura dos Termos e Matrizes de Encargos e lançamento das peças e programas dos jogos.

O 2º ato, previsto para as 16h, será realizado no Jardim Botânico de Cuiabá, localizado no bairro Sucuri, onde as competições serão realizadas, e será marcado pela realização de cerimônia espiritual e cultural indígena de bênção do local e instalação do tronco indígena de realização dos jogos, com saudação às águas pluviais do Rio Cuiabá.

Os atos deverão contar com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da ministra da Cultura, Marta Suplicy, além do governador Silval Barbosa, do prefeito Mauro Mendes, da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e outras autoridades. Fonte: http://www.midianews.com.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br