Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de agosto de 2013

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS E A MENSAGEM DA ONU




ONU lembra Dia Internacional dos Povos Indígenas


A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu nesta quarta-feira que os Estados aumentem seus esforços para respeitar os tratados que protegem os povos indígenas.
"Os tratados assinados ou ratificados há mais de um século seguem sendo a pedra angular da proteção da identidade, a terra e os costumes destes povos", disse Pillay em comunicado por conta do Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado na sexta-feira.
A alta comissária lembrou que estes documentos frequentemente permitiram pôr fim aos períodos de conflito, exploração e desapropriação, por isso que pediu que os Governo honrem e respeitem o compromisso firmado.
"No entanto, em muitas ocasiões, as comunidades indígenas se veem obrigadas a recorrer aos tribunais para forçar os Estados a cumprirem suas promessas", acrescentou.
Pillay afirmou que o fato de que a exploração e a desapropriação continuem hoje em dia, "evidencia a necessidade de trabalhar mais para proteger os direitos de cerca de 370 milhões de pessoas indígenas no mundo".
"A mensagem para este Dia Internacional dos Povos Indígenas é que os esforços para construir uma parceria entre os Estados e os povos indígenas devem ser redobrandos para que esteja baseada na confiança, no respeito mútuo, no estado de direito e na afirmação da cultura e nos costumes dos aborígines", sentenciou Pillay.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Secretaria Nacional dos Povos Indígenas
    Quando, no futuro os seus netos for pesquisar no GOOGLE. Eles vão lhes perguntar: - Oh! Vovô, por que você não deu conta desse extermínio lento dos índios? E sua consciência vai sentir gosto amargo em saber que os índios por mais 500 anos sofreu injustiças, violências e opressões e outras brutalidades. O Brasil de hoje, se transformou num exemplo de democracia para a América Latina. Mas, persiste esta chaga. Portanto, uma criação de uma Secretaria Nacional dos Povos Indígenas . http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv

    ResponderExcluir
  2. Quando, no futuro os seus netos for pesquisar no GOOGLE. Eles vão lhes perguntar: - Oh! Vovô, por que você não deu conta desse extermínio lento dos índios? E sua consciência vai sentir gosto amargo em saber que os índios por mais 500 anos sofreu injustiças, violências e opressões e outras brutalidades. O Brasil de hoje, se transformou num exemplo de democracia para a América Latina. Mas, persiste esta chaga. Portanto, uma criação de uma Secretaria Nacional dos Povos Indígenas . http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/?fgsJddb&pv

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br