Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2013

ESTADO DO OCEANO É DRAMÁTICO, DIZ NOVO RELATÓRIO DO IPSO



Novo relatório analisa vários 

estudos sobre condição atual do 

oceano e encontra resultados 

alarmantes

A taxa de aumento da acidez nos oceanos é a mais alta dos último Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos (IPSO, na sigla em inglês).
Os cientistas analisaram vários estudos que medem o impacto causado pelo homem sobre o ecossistema aquático, e os resultados mostram a deterioração gradual da saúde do oceano. 
Acidificação, desoxigenação e aumento de temperatura das águas globais são as consequências mais graves da atividade humana e constituem as principais ameaças ao bioma marinho do planeta. O painel de cientistas diz que a velocidade e o impacto da deterioração nas condições de vida marinha são maiores e mais iminentes do que foi estimado anteriormente. Os recifes de coral estão entre os organismos mais ameaçados, o que causa impacto em outras espécies por tabela, porque os corais servem de proteção para peixes de pequeno porte. E, ao prejudicar os pequenos peixes, toda a cadeia alimentar sofre danos.
Subprodutos da atividade humana
O estudo publicado chamou a atenção para os impactos antropogênicos no ambiente, quer dizer, o impacto que o funcionamento de sociedades humanas causa no ambiente físico e nos biomas globais.
Por exemplo, a poluição continua se acumulando no ambiente biofísico, causando uma cascata de malefícios para o planeta. As taxas de emissão de CO2 atuais colocam a acidificação do oceano como uma séria ameaça para o bioma marinho, para a captação de alimentos provenientes do oceano e para a segurança de quem vive no litoral. O aquecimento global vem causando a queda nas taxas de oxigênio no oceano. E a utilização intensa de água na agricultura e para o despejamento de esgotos está induzindo a eutrofização, ou seja, um aumento de substâncias naturais ou artificiais que causam mudanças no ecossistema em questão.
A pesca também é uma atividade que preocupa, porque nenhum país está lidando corretamente com a sobrepesca. Sendo que mais da metade das nações são classificadas como um fracasso na tentativa de controle da pesca predatória.
Os pesquisadores pedem ações imediatas por parte de governos e o reconhecimento de que a degradação do ambiente nos níveis atuais é uma situação insustentável para o planeta.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br