Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de dezembro de 2013

IQA da Bacia de PCJ é considerada regular

O rio Piracicaba integra a Bacia do PCJ, classificada como ruim, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente
(Foto: Christiano Diehl/Da Gazeta de Piracicaba )

O IQA (Índice de Qualidade de Água) da bacia PCJ (que abrange os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) é regular, de acordo com o Painel da Qualidade Ambiental, divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo no ano passado, referente a 2010. O painel, de caráter estadual, busca garantir a eficácia da gestão ambiental paulista. 

O IQA da bacia PCJ ficou em 49. Águas que têm IQA de 79 a 100 são consideradas de qualidade ótima; IQA de 51 a 79, qualidade boa; IQA de 36 a 51, qualidade regular; IQA de 19 a 36, qualidade ruim; e IQA inferior a 19, qualidade péssima. A criação do IQA baseia-se em pesquisa com especialistas da área, que indicaram as variáveis a serem avaliadas, seus pesos relativos e a condição com que se apresenta cada parâmetro, segundo uma escala de valores. 

A partir da análise de nove parâmetros determinados (temperatura da água, pH, OD, DBO, coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total e turbidez) e do cálculo do índice, a qualidade das águas é definida por classes. Em 19 das 22 unidades de monitoramento do Estado, a qualidade das águas pôde ser classificada como boa em 2010. 

Cinco regiões apresentam pontos de amostragem classificados como ruim. Assim como em 2009, apenas a região da bacia PCJ e Alto Tietê, duas localidades em que se observa forte concentração populacional e industrial, associada ao déficit de tratamento de esgotos, a qualidade das águas foi classificada na categoria regular. 

AQUÁTICO
Como já noticiado pela Gazeta, o IVA (Índice de Vida Aquática) da bacia PCJ está classificado como ruim. A unidade de gerenciamento de recursos hídricos da bacia tem IVA de 4,8 em 2010, o pior índice desde que a medição teve início em 2002. O IVA menor ou igual a 6,8 equivale a qualidade péssima; de 4,6 a 6,7, a qualidade é ruim; de 3,4 a 4,5, a qualidade é regular; de 2,6 a 3,3, a qualidade é boa; e inferior a 2,5, a qualidade é ótima. 

O cálculo do IVA para proteção da Vida Aquática leva em consideração a concentração de contaminantes que afetam diretamente os organismos aquáticos (toxicidade), o pH e o oxigênio dissolvido, variáveis contempladas no Índice de Parâmetros Mínimos para a Proteção da Comunidade Aquática, o IPMCA, além do IET (Índice de Estado Trófico).


Fonte: RAC
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br