Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2014

ACONTECEU O "XVII PASSEIO DE BARCOS PELO RIO PIRACICABA"



XVII PASSEIO DE BARCOS: EM SANTA MARIA DA SERRA ACONTECE NESTE SÁBADO


Com a soltura de 100 mil alevinos de diversas espécies, numa parceria da AES-Tietê, Jornal de Gazeta Regional e apoio da Prefeitura de Santa Maria da Serra, na tarde desta sexta-feira 31, as margens do Rio Piracicaba no Condomínio Tamanduá em Santa Maria da Serra, teve início o “XVII Passeio de Barcos pelo Rio Piracicaba.
A empresa AES Tiete, trouxe de Promissão, local onde são criados os alevínos,  cerca de 100 mil exemplares de diversas espécies, entre eles pacús e dourados.


Estiveram presentes no evento de soltura dos peixes o Prefeito de Santa Maria da Serra Josias Zani Neto, o Diretor de Administração do município Ronaldo Gasparelo, os Secretários de Meio Ambiente de Piracicaba Rogério Vidal, de Turismo Rose Massaruto, o Diretor da ONG Instituto Beira Rio Luis Fernando Magossi, o Presidente do Condomínio Tamanduá José Antonio de Almeida, o Vereador de Piracicaba Gilmar Rota e demais convidados e populares.
Esse evento é uma das diversas atividades programadas durante o “XVII Passeio de Barcos pelo Rio Piracicaba”, que será realizado neste sábado, 01 de Fevereiro, com saída as 09:30 na Rua do Porto em Piracicaba, com uma previsão de chegada para as 15: 30 em Santa Maria da Serra no Condomínio Tamanduá.


O  Rio Piracicaba vem passando por um grande processo de recuperação de suas águas, seja pela luta de diversas entidades, entre ela o “Comitê PCJ”, que reúne diversos municípios banhados pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sendo que o Rio Piracicaba percorre muitos municípios mineiros e paulistas, deságua no Rio Tietê na divisa dos municípios de Santa Maria da Serra e Dois Córregos, o percurso do “XVII Passeio de Barcos” será feito em 90 km entre os municípios de Piracicaba e Santa Maria da Serra.
Segundo os organizadores do passeio, o intuito além de uma ação de apoio ambiental é também de chamar a atenção pela luta e pela preservação das muitas espécies de peixes que existem no Rio Piracicaba, fonte de alimento, trabalho e diversão de milhares de pessoas que vivem e visitam a nossa região.
O diretor do Jornal Gazeta Regional, Benedito Moura, que organiza o Passeio disse estar muito satisfeito com o sucesso que o evento conquistou durante  esse tempo  e está confiante de que esse ano não será diferente independente do nível do Rio Piracicaba. 

A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes veio enfeitada em um andor desde o início do passeio de Piracicaba, percorrendo todo o rio até Santa Maria da Serra, na Capela de Santa Luzia, no Condomínio Tamanduá.
Para o Prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto, ações como essa colaboram para a divulgação do potencial turístico no município que pode ser conhecido por todos aqueles que também têm o mesmo objetivo da  atual administração,: “conhecer a natureza, aproveitar de conhecer a natureza, aproveitar de suas belezas sem a exploração e a falta de consciência daqueles que a maltratam.” 
O evento aconteceu no dia 1º de fevereiro com show sertanejo à partir das 08h com Moisés e Claudemir. Em seguida houve a tradicional benção dos barcos e a partida às 9h30 da rampa de barcos da Rua Porto em Piracicaba, seguindo pelo  Rio Piracicaba até o condomínio Tamanduá em Santa Maria da Serra, percorrendo 90km( 48,5 m) pelo rio. 

O Passeio de Barcos criado, promovido e organizado anualmente  pelo jornal Gazeta Regional é o maior evento turístico-náutico no Rio Piracicaba e faz parte do calendário turístico da cidade de  Piracicaba.
No evento em 2013, estiveram presentes mais de 230 embarcações, representando 20 cidades e transportando mais de 930 pessoas embarcadas.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br