Pontes pelo Brasil
Estive fazendo uma busca no sítio do DNIT e encontrei mais de 500 pontes sendo construídas ou reformadas pelo Brasil, todas mencionam o progresso, a agilidade de deslocamento, o desenvolvimento local e como uma importante obra de infraestrutura.
Vamos conhecer a 2º ponte de Foz do Iguaçu, enquanto nosso litoral espera e luta por apenas uma.
Foz do Iguaçu terá 2ª ponte internacional
A nova ligação entre Brasil e Paraguai será estaiada com 760 metros de extensão sobre o rio Paraná.
Obra deverá ser concluída em 960 dias.
Está disponível na página eletrônica do DNIT o edital da licitação para a obra da segunda ponte internacional, entre as cidades Foz do Iguaçu (PR) a cidade paraguaia Puerto Franco. As empresas interessadas têm até o dia primeiro de março para entregarem as propostas.
O edital estabelece que a licitação será regida pelo Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC), que agiliza o processo de escolha e reduz gastos. As regras do certame permitem a formação de consórcio com no máximo três empresas.
A ponte de 760 metros será construída sobre o rio Paraná e terá duas pistas. As faixas de tráfego serão pavimentadas com a utilização de pavimento flexível de concreto betuminoso com espessura de 7cm. A ponte será do tipo estaiada, ou seja, suspensa por cabos e constituída de mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte. O prazo previsto para sua construção é de 960 dias.
A obra vai desafogar a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no Paraguai, e fortalecerá a integração social e econômica do Mercosul. Além de promover a integração física de seus territórios, as comunidades que vivem na região fronteiriça serão beneficiadas com a ampliação das vias de ligação para o transporte terrestre entre as duas margens do rio Paraná.
A primeira ponte internacional construída sobre o rio Paraná liga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este e existe desde 1965.
É triste, mas a única ponte que cria pontos negativos é a de Guaratuba, mas tudo não se torna uma desculpa, uma forma de impedir sua construção, pois o que sempre entra no jogo, não é a preocupação com o desenvolvimento local, mas os interesses de alguns.
A semana passada, fiquei algum tempo caminhando pela fila que se formou para a entrada da balsa, é triste e lamentável você ver uma família e criança debaixo de um sol, carro simples sem ar-condicionado e estampado o sofrimento no rosto das pessoas.
Guaratuba, 09 de fevereiro de 2014.
ASSINATURAS DO ABAIXO ASSINADO TRADICIONAL 1.890
https://secure.avaaz.org/po/petition/PONTE_DE_GUARATUBA_JA/?wHovUdb 1.126
TOTAL 3.016
ALEX FATEL
Twitter: @alexfatel
(41) 9128-9351
GRUPO NO FACEBOOK: PONTE TRAVESSIA DE GUARATUBA.
PÁGINA NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/PonteTravessiadeGuaratuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br