Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de fevereiro de 2014

RIO JACARÉ-GUAÇU REÚNE 1,5 MIL FIÉIS NA FESTA DOS NAVEGANTES - BARCOS ABENÇOARAM RIBEIRINHOS

Fiéis acompanharam a imagem de barcos pelo rio (Foto: Divulgação Alexandre Azank)Fiéis acompanharam a procissão em Ibitinga (Foto: Alexandre Azank/TV Tem Bauru)

03/02/2014 

Festa dos navegantes reúne 1,5 mil fiéis 



rio Jacaré-Guaçu em Ibitinga


Evento está na sexta edição e já se tornou tradição na cidade. 
Barcos em procissão abençoaram ranchos às margens do rio.


Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam a 6ª edição da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no domingo (2), emIbitinga(SP). O evento se tornou tradição da cidade e reuniu diversos barcos e fiéis para procissão e benção dos ranchos localizados às margens do rio Jacaré-Guaçu, um dos afluentes do rio Tietê.
Padre levou a imagem de barco  (Foto: Divulgação Alexandre Azank)Padre levou a imagem de barco
(Foto: Alexandre Azank/TV Tem Bauru)
A cerimônia começou embalada por vários cânticos. No rio, padre levou a imagem protetora dos navegantes. Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos dados à Virgem Maria. A fé e a designação tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à santa para retornarem aos seus lares. A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores.
Na procissão, os barcos e fiéis abençoaram diversos ranchos espalhados pela região. “Eu aguardo a passagem da santa todo ano. Espero que ela abençoe todas as pessoas que passam pelo rio e que tenham fé”, diz a dona de casa Edna Colombo Freitas.
Os barcos navegaram cerca de dez quilômetros no rio sob o som dos barcos. No retorno ao ponto de partida, o padre ficou sobre uma plataforma onde para distribuir bênçãos aos fiéis que passavam com as embarcações. Cada navegante recebeu um certificado de participação na procissão, um gesto de retribuição a fé depositada na Santa. 
Em terra firme, a imagem foi carregada pelos fiéis até um altar onde ocorreu uma missa campal. “Esse é um grande momento de fé que realizamos em Ibitinga. É o sexto ano e a cada ano tem fica mais grandioso ver as pessoas demonstrando a importância da fé para com a padroeira dos viajantes e daqueles que navegam pelos rios”, comenta o padre José Roberto Agostinho.
Na procissão, os barcos e fiéis abençoaram diversos ranchos espalhados pela região (Foto: Divulgação Alexandre Azank)Fiéis abençoaram diversos ranchos espalhados pela região (Foto: Alexandre Azank/TV Tem Bauru)fonte: GLOBO.COM - Do G1 Bauru e Marília




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br