Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de fevereiro de 2014

SOS NASCENTES DO RIO BAQUIRIVU, EM ARUJÁ (SP) - AFLUENTE DO TIETÊ SERÁ REVITALIZADO

Esgoto despejado no Rio Baquirivu [Guarulhos, SP - ao lado do Aeroporto] - Foto: http://www.dantas.pro.br/

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da C.S. Brasil e da Sabesp se reuniram para discutir a retomada das ações do Programa de Despoluição dos Rios da Região Metropolitana de São Paulo – Arujá Baquirivu Limpo. A iniciativa visa ampliar o tratamento de água e esgoto e eliminar poluentes nos córregos e rios.

Participaram do encontro o novo gestor de Meio Ambiente, Juvenal Penteado, o prefeito Abel Larini e o coordenador de Assuntos Especiais do Estado, Rodolfo Costa e Silva. Na oportunidade, Penteado lembrou que ao assumir a Pasta, até então comandada por Ionara Fernandes, foi necessário rever o planejamento do programa, que agora será retomado.

“Assumi a Secretaria em janeiro e comecei a ‘tomar pé’ do que já foi feito. Temos boas perspectivas e acredito que poderemos tocar todas as metas sem maiores dificuldades. Já nos próximos dias daremos o início às obras de revitalização da nascente do rio Baquirivu, uma das principais ações para atender ao programa estadual”, disse o secretário.

Segundo a Sabesp, em 2013 foram feitas 1.400 vistorias a empreendimentos de Arujá com a finalidade de apurar quantos tinham ou não a ligação da rede de esgoto, que permite a destinação correta dos dejetos. Mais de 300 apresentaram a necessidade de ligação e serão notificados pela Prefeitura para que tomem as providências necessárias.

Também iniciado no município no ano passado, o Se Liga na Rede executa obras dentro dos imóveis das famílias de baixa renda, permitindo que as casas sejam ligadas à rede de esgoto. Neste ano, o projeto deve atingir um número significativo de residências, disse Rodolfo Costa e Silva: “Já fizemos várias intervenções e agora vamos trabalhar nisso com muito mais eficiência”.

Conforme explicaram os técnicos, as ligações na rede coletora são importantes porque a maior fonte poluidora de rios e córregos é o lançamento de esgotos, os quais podem ser de origem doméstica (formado pela utilização da água para fins domésticos, como lavagem de roupa, descarga de vasos sanitários, entre outros); pluvial (água das chuvas) e industrial (água proveniente das atividades industriais e comerciais de grande porte).

Programa
O município de Arujá é o primeiro a receber o Programa de Despoluição dos Rios da Região Metropolitana de São Paulo, executado pelo governo estadual em parceria com as Prefeituras. Segundo o coordenador de Assuntos Especiais do Estado, a finalidade da iniciativa é despoluir córregos e rios da região metropolitana, entre eles o Pinheiros e o Tietê, que recebe a água de todos os demais. 

O coordenador explica que “para se pensar na despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, é preciso primeiramente agir nos córregos e afluentes de seu sistema, como é o caso do Baquirivu”. “A expectativa é de que até o final de 2014 o Baquirivu, no trecho de Arujá, esteja ajustado a uma nova realidade de preservação ambiental. Com o apoio da Prefeitura, vamos trabalhar para que isso aconteça”, destacou. Fonte: JORNAL DA CIDADE DE ARUJÁ

ESGOTOS SEM TRATAMENTO LANÇADOS NOS CÓRREGOS E RIOS

Os riozinhos de esgotos,
O mau cheiro insuportável
Nesse progresso oposto
Sem ter a água potável

Onde está a «saúde pública»
Que só olha a «zona nobre»
Uma política caduca
Que não se lembra do pobre

Há muito tempo eu vejo
Esgoto a céu aberto,   
Enfermidade a varejo
Isso é errado ou certo?
                                                                                  [Prof. Dantas / Prof. Miguelito]

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br