Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de março de 2009

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA DO RIO DOS SINOS

O Sinos capta a água para o tratamento e abastecimento da população da região.Foto: FEPAM

Unisinos lança curso de gestão de recursos hídricos

A Unisinos está com inscrições abertas até 15/4 para a primeira edição do curso de extensão Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, ecológicos e educacionais. Durante os sete encontros, que totalizam 42 horas, os participantes terão a oportunidade de conhecer os Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, aspectos do gerenciamento das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (como caso de estudo) e a legislação ambiental.

"A integração dos diferentes olhares técnicos em uma única formação sobre a gestão dos recursos hídricos é inovadora na região", salienta a coordenadora do curso, a advogada Mariusa Cristiana Colombo, com 18 anos de atuação na área de meio ambiente e saneamento. "O conhecimento da legislação é fundamental para subsidiar a elaboração de projetos de recuperação de áreas degradas, pois sustenta a proposta e estimula investimentos na área", complementa a gestora ambiental Débora Cristina da Silva, responsável por um dos módulos do curso.

Segundo o biólogo Mateus Leal, um dos ministrantes, os participantes também conhecerão técnicas de diagnóstico ambiental e formas de intervenção em corpos hídricos, incluindo identificação de impactos antrópicos e/ou naturais e possibilidades de correção dos mesmos com técnicas que podem variar de simples colocação de seixos para oxigenação da água a mudanças de estrutura de toda a calha.

Para complementar, os participantes trabalharão conceitos e características da educação ambiental, percepção e interpretação ambiental. "O sucesso dos processos de recuperação ambiental dependem, diretamente, do envolvimento da comunidade do entorno com a proposta de intervenção. Isso se dá pela mobilização social", justifica Theo Larratea, biólogo e educador Ambiental.

Informações e inscrições: (51) 3591 1122 e www.unisinos.br/extensao

Sugestão de fontes para entrevistas:

Mariusa Cristiana Colombo - 51 8184.9246

Débora Cristina da Silva - 51 8121.9633

Mateus Evangelista Leal - 51 8455.36.39

Theo Larratea - 51 9684.8942

***********************************************
Lia Luz
Gerência de Comunicação Institucional Unisinos
Telefone direto (51) 3590 8265 ou (51) 3591 1100 ramal 3512
Celular (51) 9675 8098
Confira novidades da Unisinos pelo
J.U. Online - www.juonline.com.br
***********************************************

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br