Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de março de 2009

SP: RIO POLUÍDO CAUSA AGENTE CANCERÍGENO EM LEITE MATERNO


Rios poluídos (foto SindiNotícias)

Poluente contamina leite materno em São Paulo

Folha Online - 27/03/2009

Algumas das conclusões do trabalho: os maiores índices de contaminação estão no leite de mães que moram nas proximidades de indústrias ou rios poluídos;

Um estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revela que 58% das amostras de leite materno coletadas na cidade São Paulo estão contaminadas por PCB (policloretos de bifenilas), agente cancerígeno ligado a problemas de desenvolvimento e baixo nível de coeficiente intelectual e que figura entre os dez poluentes mais tóxicos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Embora a concentração máxima encontrada no leite materno (13,86 microgramas por litro) de mães paulistanas esteja abaixo dos níveis considerados perigosos às crianças (nos EUA e na Europa, os limites aceitáveis variam de 20 a 60 microgramas por litro), os pesquisadores alertam para a necessidade de um controle mais rígido desses agentes. No Brasil, não há legislação específica para os níveis desses compostos no leite materno.

A comercialização de PCB está proibida no país desde 1981 - nos EUA, foi banida em 1976 -, mas o uso ainda é tolerado em alguns equipamentos até que eles sejam desativados ou substituídos. No Estado de São Paulo, uma lei prevê a eliminação até 2020.

O PCB foi muito usado como fluído de transformadores elétricos, isolantes térmicos, óleos lubrificantes e tintas. A partir de 1970, vários países vetaram o uso, mas o produto continua presente em equipamentos antigos e no ambiente-onde pode permanecer por até 40 anos.

O trabalho da Unicamp avaliou 200 amostras de leite materno coletados em bancos de leite humano de nove Estados brasileiros. Esses dados foram cruzados com informações de um questionário aplicado às mães, com perguntas sobre hábitos alimentares e locais da habitação, entre outras.

Das amostras analisadas no estudo de Schröder, apenas as coletadas em Rio Branco (AC), Araxá (MG) e São Luís (MA) não apresentaram contaminação. Outros Estados investigados foram Espírito Santo, Sergipe, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte -que tiveram índices de contaminação inferiores ao de São Paulo, que apresentou a maior taxa.

Algumas das conclusões do trabalho: os maiores índices de contaminação estão no leite de mães que moram nas proximidades de indústrias ou rios poluídos; o primeiro filho normalmente recebe uma dose maior de PCB em relação aos outros que o sucedem, o que sugere um efeito cumulativo; o leite maduro -liberado entre a segunda e a terceira semanas de amamentação-, mais gorduroso, é o mais contaminado.

No organismo humano, o PCB se acumula principalmente nos tecidos gordurosos de homens e mulheres, como fígado e região subcutânea.

"As mamas, que têm grande quantidade de tecido adiposo, são uma das regiões do corpo em que há maior acúmulo desses compostos", diz a pesquisadora Cláudia Kowalski Schröder, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Os bebês que ingerem leite materno contaminado por PCB -em grandes concentrações- podem apresentar calcificação anormal do crânio, baixo peso, anemia, crescimento reduzido e baixo QI. Também têm mais riscos de sofrer problemas imunológicos, respiratórios, hepáticos e outros do sistema nervoso central.

A pesquisadora reforça que a população não deve se alarmar com os resultados da pesquisa. "Os níveis encontrados não são capazes de causar dano ao recém-nascido, mesmo ele sendo amamentado por todo o período recomendado. O leite materno é o alimento mais completo para o bom desenvolvimento físico e mental do bebê." (Fonte: Cláudia Collucci/ Folha Online/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

8 comentários:

  1. Isso não pode continuar assim !

    ResponderExcluir
  2. Moro em uma cidade que fica as margens do rio São Francisco, graças a Deus é um rio limpo.

    ResponderExcluir
  3. É PRECISO PRIMEIRAMENTE CONSCIENTIZAR AS PESSOAS QUE A SUJEIRA OBVIALMENTE VAI AGREDIR A SAÚDE.NECESSITA FAZER UM TRABALHO SOLIDÁRIO ONDE OS PRÓPRIOS MORADORES FAÇAM UMA LIMPEZA, DEIXANDO O AMBIENTE LIMPO.

    ResponderExcluir
  4. leandro oliveira de souza12 abril, 2010 15:35

    preservar o meio em que vivemos é um dever coletivo,mas basta cada um faser a sua parte para isso acontecer.

    ResponderExcluir
  5. christian antonio17 maio, 2010 17:57

    eu acho cero nós devemos ajudar a melhorar o nosso planeta

    ResponderExcluir
  6. ESSE TRABALHO DEVE SER DE EQUIPE,COMESANDO PELA REDE DE TVS , GOVERNOS FEDERAIS,ESTADUAIS,MUNICIPAIS E A POPULAÇÃO.O TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DEVE SER INTENSA , MUDANDO OS HABITOS DA HUMANIDADE INCLUSIVE AS INDUSTRIAS, ELAS DEVEM FILTAR OS RESIDUOS LANÇADOS NAS REDES DE ESGOTOS,FAZER A COLETA SELETIVA DO LIXO , INCENTIVAR AS COOPERATIVAS DE RECICLAGEN E AMPLIAR OS ATERROS SANITARIOS , COM A CONSCIENTIZAÇÃO E A COOPERAÇÃO DE TODOS FICARÁ FACÍL . E COM OS RIOS LIMPOS,DEVERÁ REFAZER AS MATAS CILIARES . ASSIM HAVERÁ UMA TRANSFORMAÇÃO EM TODOS OS RIOS QUE RECEBEM DEJETOS E LIXO ....VISITE O MEU BLOG . wwwnovoplaneta.blospot.com/

    ResponderExcluir
  7. não jogue lixos nas ruas lixo é no lixo.
    não polui os rios,mares.e oseanos.
    Porque um dia o seu lixo que vc joga nas ruas lixos que vc joga no riu .
    Vc um dia pode morrer por causa dele.
    Então não jogue lixos na rua se vc estiver no Ônibus com papel de salgadinho ou de bala etc
    não jogue pela janela espere seu ponto e espere um lixo se aprosimar de vc ai vc pode jogar o lixo
    E LENBRE-SE LIXO É NO LIXO
    VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA
    melhor

    ResponderExcluir
  8. Nos precisamos concientizar a população não poluir os nossos rios.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br