Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de março de 2009

SABESP E MODCLIMA APRESENTAM MODERNA TECNOLOGIA PARA FAZER CHOVER

Chuva artificial para recuperar a chapada Diamantina
Publicado por www.aguaonline.com.br


Foto:
Equipamento
usado
para lançar
água potável
nas nuvens.
Processo patenteado
e 100% natural
.




Para comemorar o Dia Mundial da Água a Modclima deu de presente ao Planeta duas chuvas artificiais sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o apoio da Petrobras.

Depois do incêndio que consumiu uma grande área do Parque as chuvas são para mostrar aos governos e
sociedade que é possível realizar ações preventivas em benefício da Chapada. “Produzir chuvas artificiais localizadas sobre o Parque pode ser feito e irá auxiliar a manter o solo úmido por mais tempo minimizando as chances de ocorrer incêndios”, explica Majory Imai, representante da Modclima.

No dia 21, o avião da Modclima sobrevoou o Parque e semeou as nuvens com água potável. O processo provocou a precipitação de chuvas sobre a área, trazendo esperança para toda a região onde já começou o período de estiagem.

Em março, a equipe da Modclima foi chamada por agricultores da região limítrofe da Bahia e Goiás para produzir chuvas artificiais. Os agricultores corriam o risco de perder toda a safra por causa da severa estiagem na região.

O avião Aztec bi-motor chegou no domingo ao município de Posse, em Goiás, e no mesmo dia provocou as primeiras precipitações. Os resultados animaram os agricultores e a
notícia já se espalhou. Agricultores da região de Irecê, na Bahia, acompanharam os trabalhos desenvolvidos na Chapada Diamantina e estudam a possibilidade de contratar a Modclima para produzir chuvas artificiais também em Irecê.

A ModClima é uma empresa brasileira que desenvolveu e patenteou uma tecnologia 100% nacional e limpa para produzir artificialmente chuvas localizadas. A iniciativa serve para ajudar o abastecimento de água, a irrigação, a prevenção de incêndios, entre outros fins.

Fazer chover não é novidade. As primeiras chuvas artificiais foram provocadas nos Estados Unidos no final da década de 30. Mas o grande diferencial da metodologia desenvolvida pela Modclima é que o processo usa água potável, sem agressão alguma ao meio ambiente. Os sistemas utilizados pelo mundo usam substâncias químicas como iodeto de prata ou cloreto de sódio, proibido em alguns países.

A técnica foi testada com sucesso pelos Governos de São Paulo e Santa Catarina. Entre 2001 e 2008, a Modclima trabalhou com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na produção de chuvas artificiais sobre as represas utilizadas para abastecimento público de água da Grande São Paulo.

No início de 2005, a tecnologia de semeação de nuvens socorreu municípios de Santa Catarina que estavam em estado de emergência devido a estiagem prolongada. Lá a grande preocupação era com o baixo nível dos rios utilizados por pecuaristas e agricultores. Todos os resultados foram acompanhados pelo Ciram – Centro de Informações de Recursos
Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado. Fonte: Revista Águaonline /Site Tratamento de Água


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br