Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de março de 2009

PROJETO PARA RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR - CBH ITAJAÍ (SC)

Projeto Grátis de Recuperação de Mata Ciliar

Blog Decolando

Tenho falado bastante sobre a recuperação dos rios e córregos da nossa região, falei sobre o degradamento das margens seja por chuvas ou por produtores rurais. Sei que o problema é o mesmo em praticamente todos os rios e ribeirões Brasil afora. Por onde quer que se passe, vemos abusos no uso das margens dos rios e a destruição da sua mata ciliar.

Buscando informações e encontrei um tutorial de Projeto para Recuperação da Mata Ciliar, uma iniciativa do Comitê da Bacia do Itajaí

O tutorial é simples e interessante. Você começa escolhendo através de fotos se pretende recuperar uma nascente de rio ou um curso de rio, depois escolhe o tipo de margem, tipo de solo das margens, problemas encontrados, tipo de leito do entre outras coisas. Então, sempre através de fotos como a que mostro aqui, o tutorial lhe sugere alguns projetos de recuperação, chegando a lhe dizer quais espécies de árvores e vegetação seria ideal para a recuperação do local. Realmente muito simples e funcional. Basta por mãos à obra.

Fiquei imaginando as margens dos rios que tenho frequentado aqui em Indaial (SC), será que os donos das propriedades por onde eles passam, produtores que plantam trato de gado e roças praticamente dentro do rio, permitiriam que se plantassem árvores a 3 metros da margem? Será que teriam tal sensibilidade?


Fonte: Junior - Blog Decolando

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. Olá Professor,
    Muito bacana ver mais uma referencia aqui. Acho esse assunto de suma importância pois a recuperação da mara ciliar em pequenos cursos de água vão garantir a sua existência, consequentemente garantindo o fluxo de água aos cursos maiores.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando uma assistencia para realizarmos um projeto parecido com esse que vc realizou> Somos de uma associação de rizicultores e queriamos realizar um reflorestamento na mata ciliar da nossa regiao onde plantamos.
    entre em contato conosco se poder ajudar>
    arivalerizicultura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth/ Equipe ISOS Rios Br21 setembro, 2009 16:18

    Olá Luciana,

    Obrigado por seu interesse em garantir a recuperação da mata ciliar de seus cursos d' água.
    Por favor, envie email para o Comite do Itajaí (http://www.comiteitajai.org.br/hp/index.php?secao=8) com seu endereço, sua cidade e demais informações sobre o que realmente estão precisando e creio que eles vão ajudá-los.
    Abçs

    Prof. Jarmuth
    Equipe SOS Rios do Brasil

    ResponderExcluir
  4. ENILDA MARTINS DE ARAUJO30 março, 2010 11:00

    BOM DIA AMYRA!!!
    GOSTARIA DE PARABENIZA-LOS PELO BLOG, É SIMPLESMENTE MAGNIFICO.

    EU SOU MORADORADORA E VEREADORA DE JOÃO NEIVA ES,NÓS VIVEMOS MOMENTOS MUITOS DIFÍCEIS POR CAUSA DE VÁRIAS ENCHENTES QUE TIVEMOS.
    ACONTECE QUE JOÃO NEIVA FOI MAL CONSTRUIDA E NÃO PLANEJADA, TEM VÁRIAS CONSTRUÇÕES NA ÁREA DO RIO E NÃO É CONVENIENTE MEXER, POIS SE ISSO ACONTECESSE A CIDADE DEIXARIA DE EXISTIR.
    ALÉM DISTO O RIO ESTÁ TOTALMENTE POLUIDO, CHEIOS DE ENTULHOS, LIXOS, ASSOREADO E ETC.
    JÁ FIZEMOS VÁRIAS REUNIÕES, INCLUSIVE COM O PROMOTOR PÚBLICO. A UNICA COISA QUE EU VI ACONTECER FOI A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL BALA, A RETIRADA DA PONTE VELHA NA BR 101 ESTÁ EM FASE DE ANDAMENTO.
    RESUMINDO TUDO ISTO, PARA QUE AGENTE COMECE UM TRABALHO EFETIVO DE RECUPERAÇÃO DE RIOS E PREVENÇÃO A ECHENTES PRECISAMOS DA AVALIAÇÃO DE UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ÁREA, MAS TUDO ISTO CUSTA DINHEIRO, E NÓS SOMOS UM MUNÍCIPIO COM POUCA ARRECADAÇÃO.

    POR FAVOR ME DE UM CONSELHO, UMA LUZ, PELO MENOS DE ONDE COMEÇAMOS.

    DEUS OS ABENÇÕES!!!
    ENILDA MARTINS DE ARAUJO

    ResponderExcluir
  5. Cara Enilda,

    Veja se o pessoal do Comite do Itajaí (http://www.comiteitajai.org.br/hp/index.php?secao=8) pode lhe dar uma mão e umas orientações.

    Vamos criar na coluna PESQUISA ESCOLAR um item sobre mata ciliar e disponibilizar várias cartilhas e links sobre projetos de recuperação de mata ciliar.

    Veja estas:

    1. Cartilha Planejando Propriedades e Paisagens
    http://www.apremavi.org.br/cartilha-planejando

    2. CILIOS DO RIBEIRA - RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR
    http://www.ciliosdoribeira.org.br/files/cartilha.pdf

    3. PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES
    NO ESTADO DE SÃO PAULO
    http://www.sigam.ambiente.sp.gov.br/Sigam2/Repositorio/126/Documentos/Eventos/2004_7_ObtencaoRecursos_2004.pdf

    Espero tê-la ajudado,

    saudações eco-fluviais,

    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br