Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de março de 2009

SÃO PAULO PARTICIPANDO DA HORA DO PLANETA 2009


São Paulo se junta à Hora do Planeta

Cidade vai apagar as luzes da Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Estádio do Pacaembu, Obelisco e Parque do Ibirapuera durante ato simbólico contra o aquecimento global

São Paulo, 23 de março de 2009 - São Paulo anuncia hoje oficialmente sua participação na Hora do Planeta 2009, ato simbólico contra o aquecimento global liderado pelo WWF-Brasil. No dia 28 de março, as luzes dos principais ícones da maior cidade da América Latina serão apagadas por uma hora, das 20h30 às 21h30.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assina o termo de adesão no Palácio Matarazzo, sede da prefeitura paulistana, às 15h30, desta segunda-feira (23/03), em solenidade com a presença do presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza. Na ocasião será anunciado o apagar das luzes da Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu, Teatro Municipal, Obelisco e Parque do Ibirapuera.

"Ao aderir à Hora do Planeta, mesmo num momento de crise econômica global, São Paulo mostra que o centro financeiro do país também está preocupado com a questão ambiental", afirma Álvaro de Souza. "Afinal, as soluções para estes dois desafios atuais devem andar juntas", explica.

Além dos monumentos públicos, instituições da cidade, como o Edifício Copan, o Instituto Butantan e o MAM (Museu de Arte Moderna), já anunciaram a sua participação na Hora do Planeta e apagarão as suas luzes externas no próximo dia 28 de março, bem como prédios comerciais como World Trade Center, o Sheraton Hotel e a sede da Vivo, todos na região da avenida Berrini.

Essas adesões foram conquistadas graças ao emprenho de parceiros como o São Paulo Convention & Visitors Bureau, o Movimento Nossa São Paulo, a Associação Viva Centro e a Associação Paulista Viva, além da participação de empresas como Rede de Hotéis Sol Meliá, Vivo, HSBC, DuPont e Coca-Cola Brasil.

No dia 28 de março, durante a Hora do Planeta, haverá um encontro aberto ao público, promovido pelo WWF-Brasil e Grupo Abril, na Praça Victor Civita, em Pinheiros (Rua do Sumidouro, 580). O evento, com entrada franca, terá apresentação artística com dança e música acústica e abrigará o ato simbólico do apagar das luzes de São Paulo. A iluminação externa do prédio do Grupo Abril também será apagada.

Este é o primeiro ano que o Brasil participa da Hora do Planeta e 27 cidades já aderiram ao movimento. Entre elas, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (SC) e Castro Alves (BA), além do estado do Amazonas. Os municípios do estado de São Paulo que aderiram ao movimento são Taubaté, Capela do Alto, Lorena, Osasco, Peruíbe, Tarumã, Penápolis e Votorantim.

O movimento Hora do Planeta começou em 2007, em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades de 35 países participaram do movimento. Este ano, já são mais de 1800 cidades inscritas em 81 países.

Acordo Global de Clima

O ato simbólico de apagar as luzes durante a Hora do Planeta em 2009 tem significado especial, pois é a sociedade de todo o mundo mostrando aos líderes globais que é preciso encontrar uma solução para o aquecimento global. Para isso, é urgente que, em dezembro deste ano, estes líderes assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca, um acordo justo e eficiente para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.

O Brasil ocupa hoje o desconfortável 4º lugar no ranking mundial de emissores de gases do efeito estufa. Hoje, o desmatamento - principalmente na Amazônia e no Cerrado - é responsável por cerca de 75% de nossas emissões de CO2. Sendo a 9ª maior economia do planeta, o Brasil é uma potência entre os países emergentes e um líder nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas. Devemos ser exemplo para um desenvolvimento justo e sustentável.

Qualquer pessoa, cidade ou empresa pode aderir à Hora do Planeta. Basta se cadastrar no site e apagar as luzes de 20h30 às 21h30, no dia 28 de março: www.horadoplaneta.org.br

Informações Adicionais

Cadastre-se e saiba como participar na Hora do Planeta:

Site oficial: www.horadoplaneta.org.br

Atendimento: 0300 789 5652

Informações para Imprensa

Sala de Imprensa: www.wwf.org.br/hp2009

Estão disponíveis fotos e vídeos de edições passadas da Hora do Planeta.


WWF-Brasil:

Mariana Ramos: 61.3364 7404 / 61.8175.3788 - marianaramos@wwf.org.br

Maristela Pessoa: 61.3364.7464 - maristela@wwf.org.br

www.wwf.org.br

Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas. No sábado, dia 28 de março de 2009, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, a Hora do Planeta pretende atingir 1 bilhão de pessoas em mil cidades.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br