Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2009

11ª EDIÇÃO DO FICA É ABERTA EM GOIÁS E REÚNE IMPORTANTES CINEASTAS/AMBIENTALISTAS

Cidade de Goiás (GO) - casa da poetisa Cora Coralina e a famosa procissão do Fogaréu, na Semana Santa. O município de Goiás é cortado pelo Rio Vermelho (afluente do rio Araguaia) e está situado na bacia do Tocantins-Araguaia, que desagua no Amazonas.Ele passa do lado da casa de Cora Coralina.



Ref.: Rio Vermelho/Rio Araguaia - conheça


Festival Internacional de Cinema Ambiental é aberto em Goiás

Luana Lourenço* - Agência Brasil
Enviada Especial - 17/06/2009

Cidade de Goiás (GO) - Ao som de viola caipira e versos de Cora Coralina cantados por um coral de crianças, a 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) foi aberta na noite de ontem (16) na Cidade de Goiás. Até domingo (21), 20 mil pessoas devem passar pela cidade para assistir aos 29 filmes e vídeos da mostra competitiva e participar de atividades paralelas.

Na abertura, o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, disse que ao longo de 11 anos o festival se consolidou e comparou a solidez do evento “às pedras do chão de Goiás”. Rodrigues também defendeu a integração entre cinema e ecologia. “O Fica é um encontro amoroso entre a sétima arte e a mãe natureza”, afirmou.

A coordenadora do festival e presidente da Agência Goiana de Cultura, Linda Monteiro, lembrou a trajetória do Fica, que hoje é considerado uma das principais mostras temáticas de cinema, e destacou a exibição de filmes específicos para crianças no Fica Animado, novidade nesta edição do festival. “Já era hora de envolver as crianças nesse espaço de alerta sobre a destruição dos recursos naturais”.

O fórum internacional sobre meio ambiente, que deve reunir especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir questões ambientais diante dos desafios da crise financeira, também foi lembrado pela coordenadora. “Todas as denúncias e críticas serão livres, mas queremos principalmente apresentar soluções”.

Cerca de 400 pessoas acompanharam a abertura do festival no palco do Cine Teatro São Joaquim, onde serão exibidos os filmes da mostra competitiva e outras produções recentes do cinema brasileiro.

*A repórter viajou a convite da organização do festival

Editor: Graça Adjuto - Agência Brasil

A crise da água choca público do XI FICA

Uma das causas mais debatidas nos últimos anos: a escassez da água no planeta, foi tema das produções exibidas na Mostra Competitiva do XI FICA, na tarde desta quarta-feira, 17, no Cinemão e Teatro São Joaquim.

Os filmes One Water (Uma Água), de Sanjeev Chatterjee e Ali Habashi; Dying in Abundance (Morrendo em Abundância), de Yorgos Avgeropoulos e Au Centre de La Terre, des Puits et des Hommes (No Centro da Terra, Poços e Homens), de Ingrid Patetta, traçam um panorama sobre o quão grave está a crise da água no mundo e o quanto a humanidade ainda não se deu conta desse agravante.

Outra obra exibida que mexeu com o público, recebendo merecidos aplausos, foi a produção espanhola The End (O Fim), de Eduardo Chapero Jackson. O documentário choca pelas imagens deprimentes e cenas fortes, deixando uma reflexão no ar de como será o futuro se a humanidade não acordar para o desperdício e o consumo excessivo da água, maior bem potável do mundo, que caminha para o fim.

O curta de animação Calango Lengo (Morte e Vida sem Ver Água), de Fernando Miller, também exibido na Mostra, e não menos trágico, porém divertido, mostrou a luta de um calango nordestino que traça uma guerra para sobreviver à seca do sertão brasileiro. Site do FICA
Saiba mais sobre o XI FICA - clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br