Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de junho de 2009

PROGRAMA AMIGOS DO MAR ATINGIU 1,5 MILHÕES DE ALUNOS EM 15 ESTADOS - UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Meeting Vida Marinha - Bióloga Suami Macedo relatou experiência do Programa Amigos do Mar (Crédito: Instituto Arcor Brasil/Adriano Rosa)



AMIGOS DO MAR, MODELO DE AÇÃO
LIGADA À PROTEÇÃO DOS MARES

O Programa Amigos do Mar, iniciativa em parceria entre o Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar-ICMBio (Instituto Chico Mendes), foi apontado, no Meeting Vida Marinha – Desenvolvimento e Preservação dos Mares, como um modelo de ação, praticada pelo setor empresarial em conjunto com a sociedade civil, ligada à proteção dos mares, imperativa para o equilíbrio ambiental do planeta. A segunda edição do Meeting foi realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2009, em Santos (SP), em promoção da TV Tribuna e Una Marketing de Eventos, com apoio de várias instituições e empresas privadas.

O Meeting reiterou a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, em termos de diversidade de espécies e de sua importância para combater o aquecimento global, e contou com a participação de vários expositores, com a apresentação de projetos considerados de sucesso em proteção da vida marinha. ( www.tvtribuna.com/vidamarinha).

Na abertura do Meeting, na tarde de 18 de junho, o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, destacou a vocação natural da Baixada Santista para a discussão das questões associadas à vida marítima. “A fascinante vida marinha, que nem todos ainda conhecem”, salientou.

Vários prefeitos e outras lideranças da Região Metropolitana da Baixada Santista participaram da abertura do Meeting. O senador Aloizio Mercadante Oliva (PT-SP) fez um apelo para que a “Amazônia azul não vire um rio Tietê”, em referência às ameaças sobre o ambiente marinho, como a disposição inadequada de resíduos e esgotos sem tratamento.




Meeting Vida Marinha - Lawrence Wahba alertou para a importância da preservação dos mares - Fotos (Crédito: Instituto Arcor Brasil/Adriano Rosa)

O mergulhador e documentarista Lawrence Wahba – conhecido do grande público brasileiro por sua participação no “Domingão do Faustão” – fez a primeira exposição do Meeting, relatando sua experiência de mergulhos em várias partes do planeta. Ele lamentou ter encontrado, em diversos locais, resíduos depositados no fundo do mar, afetando o equilíbrio ambiental e a diversidade de espécies.

Wahba citou o caso dos plásticos lançados ao mar e que acabam sendo digeridos pelas tartarugas marinhas, que confundem esse material com seus alimentos habituais. O resultado é a morte das tartarugas marinhas, e daí a importância de ações de educação ambiental para a proteção dessas e outras espécies dos mares, completou.

O impacto positivo, em termos de educação ambiental ligada à vida marítima, do Programa Amigos do Mar, foi justamente o destaque da atividade seguinte do Meeting, o Painel “A importância da participação da iniciativa privada apoiando projetos de preservação da vida marinha”. No painel o Programa Amigos do Mar foi apresentado pela bióloga Suami Macedo, da Base de Ubatuba do Projeto Tamar/ICMBio e que representou o Instituto Arcor Brasil. Também participou o gestor de Programas Ambientais da Petrobrás, Carlos Torres.

A bióloga Suami lembrou que desde 2003 a Arcor do Brasil apóia a base de Ubatuba (SP) do Projeto Tamar, exemplo mundial de preservação da biodiversidade marinha. Em 2006 o apoio se estendeu à Base de Florianópolis (SC), a mais nova do Projeto Tamar.

O Instituto Arcor Brasil é igualmente parceiro do Projeto Tamar/ICMBio no Programa Amigos do Mar, que tem como objetivo a proteção das águas e da vida marinha, através de ações de educação ambiental e desenvolvimento local sustentável. O Programa é implementado a partir da grande experiência do Projeto Tamar na proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em conjunto com o Instituto Arcor Brasil, que em seus cinco anos de atuação, lembrados a 25 de maio de 2009, tem se dedicado prioritariamente a ampliar as oportunidades educacionais nas áreas de atuação da empresa Arcor do Brasil.

Uma das ações do Programa é o Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, que em cinco edições já atingiu 1.564.500 alunos do ensino fundamental de 5.931 escolas públicas e particulares de 15 estados brasileiros, incentivando alunos e professores a refletirem sobre a biodiversidade e a proteção dos recursos naturais. Trata-se, portanto, de uma das mais abrangentes ações de educação ambiental em curso no Brasil.

Concorrem ao Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar desenhos elaborados por duplas de alunos após a realização das aulas de educação ambiental sugeridas no Guia do Professor “Nossas águas sempre limpas”, ferramenta de educação ambiental que está à disposição pelo site www.amigosdomarnaescola.com.br. Em 2008, na Quinta Edição do Prêmio, o concurso nacional chegou aos nove estados da Região Nordeste, além de São Paulo e Minas Gerais. Na Sexta Edição, de 2009, foi incluído o Espírito Santo.

O apoio ao Programa Amigos do Mar, completou Suami Macedo, “está em sintonia com a preocupação, por parte do Instituto Arcor Brasil, com uma educação integral, que inclua uma visão ética sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente, considerando os ecossistemas, a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais”.

O Meeting Vida Marinha foi encerrado no dia 19, sexta-feira, com várias atividades, como a palestra de Leandra Gonçalves, coordenadora da Campanha de Oceanos da Greenpeace-Brasil, e uma exposição sobre o Programa Antártico Brasileiro, com o Capitão-de-mar-e-guerra José Robson Medeiros, Sub-Secretário para o Programa Antártico Brasileiro.

Mais informações: Instituto Arcor Brasil
José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867 – imprensa@institutoarcor.org.br
www.institutoarcor.org.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br