Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de junho de 2009

AQUAPONIA USADA EM S. SEBASTIÃO (DF) PARA PRODUZIR HORTALIÇAS, PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE


Produtores de São Sebastião investem na preservação do meio ambiente

Globo.Com - DFTV - 1ª Edição

Terça-feira, 23/06/2009
A integração com a natureza incentiva a produção ecologicamente responsável. A cidade tem o maior rebanho leiteiro do DF. A produção de hortaliças também é forte: 180 toneladas por ano.

VEJA O VÍDEO




O que é Aquaponia?

Aquaponia é a combinação da criação de peixes (piscicultura) com as bancadas a hidroponia. Neste sistema peixes e plantas crescem de forma integrada. O resíduo dos peixes é utilizado como fonte de nutrientes para as hortaliças e estas são um filtro natural da água onde vivem os peixes. Isto forma um ecosistema sustentável onde ambos peixes e plantas convivem de forma harmônica.
Esta nutrição natural proporcionada pela piscicultura dispensa o uso de fertilizantes industriais o que indiretamente reduz o consumo de energia e de petróleo, ajudando assim a preservar o planeta.Com o surgimento da "doença da vaca louca" e da "gripe do frango" a piscicultura ganha forças pois é uma das formas mais econômicas e saudáveis para a produção de proteínas para os seres humanos.Para saber mais sobre Aquaponia, visite o site www.aquaponia.com.br.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Gilberto Torres30 julho, 2009 17:31

    Poderiam fazer uma reportagem passo-a-passo de como construir esse sistema da aquaponia, pois, aqui no Brasil não tem praticamente nada sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilberto,

    Veja este blog que dá otimas dicas sobre sistema de hidroponia:

    http://lescanjr.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

    ResponderExcluir
  3. Gilberto Torres12 outubro, 2009 20:55

    obrigado prof. Jarmuth, já visitei tbm este site e a reportagem com o zootecnista Manoel Brás veiculada pelo canal rural em 2007 o qual me encentivou a fazer o meu experimento. De uma olhada nele: http://www.youtube.com/watch?v=tMzkNZvEEfY

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br