Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de junho de 2009

METADE DA POPULAÇÃO DA TERRA PODERÁ FICAR SEM ÁGUA EM DUAS DÉCADAS


Falta de água ameaça meio planeta

Por Julio Godoy* - 22/06/2009

Roma, 22 de junho (Terramérica).- Se os governantes do mundo não chegarem a um acordo imediato para administrar as fontes hídricas, metade da população da Terra não disporá de água suficiente para viver até 2030, disse ao Terramérica o cientista Jonathan Baillie. Já há 2,8 bilhões de pessoas que sofrem escassez de água, acrescentou o diretor de Conservação Ambiental da Sociedade Zoológica de Londres, que participou do fórum da Organização Global de Legisladores para o Equilíbrio Ambiental (Globe), realizado nos dias 12 e 13 deste mês, em Roma.

O fórum, que reuniu legisladores, estudiosos e ambientalistas, foi um encontro preparatório para a cúpula do Grupo dos Oito países mais poderosos (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia) que acontecerá na cidade italiana de L’Aquila, em julho. Seu tema central foi a mudança climática.

TERRAMÉRICA: Nos debates sobre mudança climática e degradação ambiental não se menciona a água. Qual a sua avaliação do estado da água doce no mundo?

JONATHAN BAILLIE: Dos ecossistemas mundiais, 60% estão degradados ou são usados de modo insustentável. O uso de dois serviços ambientais em particular, as reservas pesqueiras e a água doce, superam longamente os limites, inclusive com o consumo atual. Há evidências de que 25% do uso da água doce mundial excede a capacidade de fornecimento no longo prazo, e agora se satisfaz por transposição ou bombeamento excessivo de águas subterrâneas, como as camadas freáticas. Entre 15% e 35% da extração de água para irrigação supera a capacidade dos fornecimentos, e, portanto, é insustentável.

TERRAMÉRICA: Quais são as causas deste uso da água doce?

JB: A superpopulação e o consumo excessivo. De 1960 até agora, a população mundial cresceu mais do que o dobro e a economia mundial cresceu seis vezes. Sem uma política de desenvolvimento coerente, até 2050 haverá mais três milhões de pessoas no planeta, que criarão pressões sem precedentes sobre o mundo natural.

TERRAMÉRICA: Qual a relação entre o excesso de consumo e a capacidade da natureza para se regenerar?

JB: O Informe Planeta Vivo, do Fundo Mundial para a Natureza, calcula que no final da década de 80 começamos a usar recursos em um ritmo que superou a capacidade de regeneração natural. Estima-se que, até 2030, estaremos usando recursos que somente poderiam se regenerar se tivéssemos dois planetas.

TERRAMÉRICA: O crescimento agrícola é outro fator do elevado consumo hídrico?

JB: Sim. A expansão agrícola necessária para abastecer uma população crescente é a principal causa individual de degradação e perda de ecossistemas. Um exemplo é o ocorrido entre 1975 e 2003 em Santa Cruz, nas férteis terras baixas do oriente da Bolívia, muito adequadas para a agricultura. Em fotografias feitas de satélites, em 1975, a paisagem florestal era uma extensão verde, densa e contínua, que chegava até o Rio Grande ou Guapay. Em 1986, já havia estradas ligando a área com centros povoados, facilitando o deslocamento de muita população. Um grande esforço de desenvolvimento agrícola (o Projeto Terras Baixas) levou a um grande desmatamento, florestas foram cortadas para obtenção de terras cultiváveis e de pastagem. Em 2003, as fotos via satélite mostravam que quase toda a região estava transformada em plantações e pastos.

TERRAMÉRICA: As áreas costeiras marinhas também correm o risco de esgotamento, devido, por exemplo, à aquicultura.

JB: De fato, as zonas costeiras são devastadas pelos tanques e criadouros, pela extração de madeira e por represas. Há evidências de que, desde a década de 80, perdeu-se 35% dos mangues. Os ecossistemas costeiros também sofrem com o desvio dos cursos dos rios, menor contribuição de sedimentos aluviais, alta carga de nitrogênio e invasões de espécies. As represas reduzem entre 25% e 30% o fluxo de sedimentos para as zonas costeiras, causando erosão, redução dos deltas e danos à pesca.

TERRAMÉRICA: Mas a agricultura e a aquicultura são vitais para centenas de milhares de pessoas em todo o mundo.

JB: Esse é o paradoxo do desenvolvimento. Seguindo este caminho, a população mundial está consumindo recursos básicos com a água. No ritmo atual, até 2030 metade da população mundial poderá viver com graves problemas hídricos. Não podemos nos dar a este luxo. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas não podem ser cumpridos se não garantirmos um adequado fornecimento de água, o que somente pode ser alcançado com o manejo dos recursos e dos hábitat de água doce.

TERRAMÉRICA: Quantas pessoas já são afetadas pela falta de água?

JB: Já é aguda no Oriente Médio e no norte da África. Aproximadamente 2,8 bilhões de pessoas vivem com escassez de água. Se não forem adotadas políticas adequadas, até 2030 haverá mais 1,1 bilhão com o mesmo problema. Isto é, quase metade da população mundial da época poderá enfrentar uma angustiante falta de água, incluindo até 80% dos habitantes do Brasil, China, Índia e Rússia.

* O autor é correspondente da IPS.

Crédito da imagem: Photo Stock

Legenda: Colheita de cana-de-açúcar para produzir etanol em Montero, departamento boliviano de Santa Cruz.

LINKS

Água limpa e sem sal no Nordeste do Brasil
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=68

Tecnologias sociais garantem água, peixe e criação no semi-árido
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=112

Aquífero paraguaio sangra pela ferida
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=124

Nova briga pela água
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=port&idnews=168

Acaba o tempo para mitigar mudança climática
http://www.ipsnoticias.net/nota.asp?idnews=92420

Legisladores reclamam fundo verde
http://www.ipsnoticias.net/nota.asp?idnews=92407

Nova tentativa de mover uma agenda congelada
http://www.ipsnoticias.net/nota.asp?idnews=92392

Sociedade Zoológica de Londres, em inglês
http://www.zsl.org/

Organização Global de Legisladores para o Equilíbrio Ambiental, em inglês
http://www.globeinternational.org/

Fundo Mundial para a Natureza
http://www.wwf.org/

Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.

(Envolverde/Terramérica)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br