Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de agosto de 2010

CONHEÇA MAIS SOBRE O RIO JEQUETINHONHA E SUAS HERANÇAS

VEJA O VÍDEO DO JORNAL DA RECORD

O vale esquecido - Jequitinhonha - MG


O nome do rio Jequitinhonha se originou do nome da cidade e o termo, na linguagem indígena

O Rio Jequitinhonha é um rio brasileiro que banha os estados de Minas Gerais e da Bahia.

Ele nasce na região da cidade de Serro, atravessa o nordeste do Estado de Minas Gerais e deságua no Oceano Atlântico, em Belmonte, no estado da Bahia. Percorre uma das regiões mais pobres do Brasil e do mundo, denominada Vale do Jequitinhonha. O Vale, apesar de ser uma das regiões mais pobres do Brasil, abriga uma cultura peculiar, que se releva nas manifestações populares únicas, ligadas aos mitos da natureza, à navegação e às lenda; e se manifestam no rico artesanato de barro, nas expressões musicais e folclóricas.

O nome do rio Jequitinhonha se originou do nome da cidade e o termo, na linguagem indígena, quer dizer: no Jequi tem onha[carece de fontes?] (ou seja, no Jequi tem peixe, usados pelos indios botocudos, que habitaram a região, na confluência com o rio São Miguel.

No período colonial o rio era conhecido como Rio das Virgens.

Atualmente foram construídas no Rio Jequitinhonha duas grandes barragens, que são: * Barragem de Itapebí, no Sul da Bahia * Barragem de Irapé, localizada no município de Leliveldia/MG, com 205 metros de altura, considerada a barragem mais alta do Brasil, e que vai alavancar o progresso do vale.

O histórico rio Jequitinhonha tem aproximadamente de 800 mil anos de existência. Nasce no sopé da Pedra Redonda, Serra do Espinhaço, município do Serro e percorre 1.082 kms, sendo 886 kms em terras mineiras :e 196 kms em terras do sul do estado da Bahia. Esta extensa e formosa bacia hidrográfica, uma das mais importantes do país, serviu à exploração, ocupação e desenvolvimento sócio-econômico do nordeste de Minas Gerais, desde meados do século XVI quando foi acesso às precursoras Entradas que pioneiramente calcaram os férteis e minerários solos da região do Vale do Jequitinhonha, até as primeiras décadas do século XX, perfazendo aproximadamente 250 anos longos anos como principal via à referida região.

Os antigos navegantes do rio Jequitinhonha o dividiram em duas distintas partes denominadas: Rio de Pedras e Rio de Areia. O rio de Pedras, cujo leito aflora inúmeros blocos de granito, começa conjuntamente ao seu início e como tal prossegue até as imediações da histórica e extinta Vila de Cachoeirinha, atualmente submersa pelas águas da hidrelétrica instalada em Itapebi, sendo que seu respectivo percurso navegável inicia-se no Pontal, local onde os rios Jequitinhonha e Araçuaí se encontram. O rio de Areia, cujo leito não possui pedras e tão somente areia, começa, conforme dito, nas proximidades da extinta Vila de Cachoeirinha, percorrendo em leito de solos baianos até o deságüe do rio Jequitinhonha no litoral belmontense, onde tributa-se ao Oceano Atlântico, antigo Mar das Trevas.

A partir de 1850, a navegação firmou-se como elo definitivo entre Araçuaí e Belmonte, dois grandes e influentes pólos comerciais, até quando as aberturas de estradas ocasionou seu irreversível fracasso. Em 1920, a navegação no rio Jequitinhonha tomou ímpeto dando impressão de reafirmar-se indefinidamente. Contudo, foi mera aparência. Sem dúvidas, a navegaçao neste rioestava fadada ao desaparecimento.




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br