Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2010

ESGOTOS: ISSO NÃO DÁ PRAIA - AS VERDADES SOBRE O EMISSÁRIO SUBMARINO DE IPANEMA (RJ)


Construção do Emissário Submarino de Ipanema nos anos 70


REMA ATLÂNTICO / Eng. João Suassuna, apresentam
uma polêmica apresentação sobre os problemas dos
esgotos nas praias do Rio de Janeiro...

As verdades sobre o EMISSÁRIO SUBMARINO DE IPANEMA!



Façam seus comentários abaixo!



Textos dos slides da apresentação acima:

ESGOTO: ISSO NÃO DÁ PRAIA - Presentation Transcript

  1. Era uma vez uma praia bucólica.
  2. Que continua bucólica.
  3. Mas, epa! O que é isso?
  4. “ Isso”, que de vez em quando aparece aos montes, é “aquilo” mesmo. Para fins didáticos, chamemos “isso” de “m” .
  5. E esse monte de outras porcarias na praia - de onde será que elas vem?
  6. Vem do mesmo lugar que aquelas outras: da sua casa.
  7. Explicando: se você mora na Zona Sul, tudo o que você joga na privada, na pia ou no tanque sai em Ipanema.
  8. Repare no círculo vermelho. Não acredita?
  9. É um rio de m. visto do céu. São 8.000 litros por segundo. Lançados entre a praia e o recém criado Monumento Natural das Ilhas Cagarras.
  10. Imagine a cena: mais de 1.500.000 de seres humanos puxando a descarga.
  11. Uma torrente imunda que o emissário submarino de Ipanema lança no mar. Sem qualquer tratamento.
  12. Duvida? Sinta o cheiro do que jogamos no mar nos arredores das Estações Elevatórias Parafuso e André Azevedo em Copacabana.
    • Resultado: aqui se vê incríveis fenômenos biológicos:
    • cardumes de preservativos.
    • manadas de absorventes íntimos.
    • turbilhões de cotonetes.
    • Tudo isso embebido em suco de m.
  13. E o banhista fica com o privilégio de nadar em meio a tudo isso dadas certas condições oceanográficas.
  14. Agora pense que isso vem acontecendo há 35 anos.
  15. Resultado: há uma área sem vida de 20 Km 2 ao redor da boca do emissário. São 11.000 ton de porcaria assentadas no fundo que o mar não consegue processar. Fonte: Carreira, R. S. & A. L. R. Wagener, 1998. Speciation of sewage derived phosphorus in coastal sediments from Rio de Janeiro, Brazil Marine Pollution Bulletin , 36 (10): 818-827.
  16. Outro Resultado: o pescado dessa região está contaminado com Aeromonas e Plesiomonas , bactérias que causam disenteria, e a carga orgânica favorece blooms de dinoflagelados que podem causar intoxicação pela ingestão desse pescado ( ciguatera ). Fontes: Pereira et al ., 2004. Aeromonas spp. e Plesiomonas shigelloides isoladas a partir de mexilhões ( Perna perna ) in natura e pré-cozidos no Rio de Janeiro, RJ. Ciênc. Tecnol. Aliment. 24(4): 562-566. Dickey, R. W. e S. M. Plakas, 2010. Ciguatera, a Public Health Perspective. Toxicon 56 (2010) 123–136.
  17. Mas então como pode ter nascido um projeto desses?
  18. O emissário de Ipanema, o primeiro do Brasil, foi projetado e construído no início dos anos 1970.
  19. Nessa época não havia Licenciamento Ambiental, EIA/RIMA, etc.
  20. Não havia a Resolução CONAMA 357 que diz que “ os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água, após o devido tratamento (...)”
  21. Aliás, nessa época sequer havia CONAMA, ou Ministério do Meio Ambiente, ou Política Nacional de Meio Ambiente, ou Protocolo de Annápolis, ou Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, ou o próprio conceito de “Desenvolvimento Sustentável”.
  22. Já ouviu falar nele? “ O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades .” Pois é, só nasceu em 1987.
  23. Então se leis e critérios mudaram desde que fomos tricampeões, porque o projeto não foi modificado?
  24. Boa pergunta.
  25. Mas espera que vai piorar: Não bastasse o emissário de Ipanema, há os clones da Barra, e de Icaraí. Veja essa simulação de dispersão e decaimento colimétrico de seis dias. Repare como as plumas de bactérias “lambem” nossas ilhas e diversos outros balneários.
  26. Veja, por exemplo, como anda a Praia Vermelha em um domingo de sol...
  27. Agora saiba que moda que nasce em Ipanema, se espalha pelo Brasil: Hoje há dezenas de emissários sujando nosso litoral.
  28. Ah se eles soubessem como desejamos uma solução inteligente...
  29. Aliás, “a hora é essa”, diriam os oportunistas.
  30. Ou não.
  31. Pense nisso. Não dê as costas para o mar.
  32. A natureza agradece.
  33. As gerações futuras também.
  34. Créditos das imagens: Slide 1: Marc Ferrez, 1905. Slides 8 e 9: Aerolevantamento da Prefeitura do Rio, 2002. Slide 10: Região “atendida” pelo emissário sobre Google Earth. Slide 15: Aurelino Gonçalves, 1972. Slides 16 e 17: Polígono com os pontos de Carreira e Wagener (1998) sobre Google Earth. Slide 19, 20 e 22: www.rioquepassou .com.br Slide 21: ? Slide 23: Capa do “Relatório Brundtland”. ONU, 1987. Slide 26: COPPE/UFRJ: modelagem colimétrica com SIBAHIA. Slide 28: Algumas cidades que tem emissário sobre Google Earth. Slide 30: Logomarcas da Rio+20, Copa de 2014 e Olimpíada 2016. Alle anderen Fotos sind mein.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

13 comentários:

  1. PUTZ...
    QUER DIZER QUE A GENTE NADA PRATICAMENTE NO "CALDO DA M..." NAS PRAIAS DO RIO DE JANEIRO?

    NÃO É UM ABSURDO 8.000 LITROS/S DE ESGOTOS SEM TRATASMENTO EM NOSSAS PRAIAS CARIOCAS? E NINGUÉM FAZ NADA CONTRA ISSO?

    ResponderExcluir
  2. Alzira Mendonça - Ipanema - RJ18 agosto, 2010 12:17

    O que podemos fazer pra mudar essa coisa absurda?
    Adianta mandar denuncias para as autoridades ambientais ou o pessoal da olimpiada e da copa também vai nadar na merda, como nós cariocas?

    ResponderExcluir
  3. prof. jorge rios18 agosto, 2010 14:22

    prezado Flavio;

    REALMENTE tem gente invadindo nossa praia [ A ENGENHARIA HIDRAULICA E SANITARIA ] com ondas ou ate mesmo tsunamis de ignorancia e, como vc. disse , " Pior que a ignorância é a meia sapiência". O PIOR É TER QUE EXPLICAR ISTO AOS ALUNOS E AOS INTERNAUTAS INCAUTOS .....

    Todavia, nao acredito que este email sobre emissarios tenha partido de algum "" çabio "" da COPPE, pois eu ja o recebi de varias fontes e com algumas modificacoes e varios titulos ....

    DE QQ. FORMA A INTERNET tem muito disso: meia sapiencia - burrice inteira ....

    GOSTEI DA SUA RESPOSTA .....

    VER NOSSA PALESTRA EM

    http://www.clubedeengenharia.org.br/10jul_palestra_cagarras.html

    ESTE EMAIL divulgado por pseudos - ambientalistas e espalhado por inocentes uteis É TOTALMENTE IDIOTA [e cheio de erros alem dos apontados por vc. ....]

    MAS VALEU PELA REFLEXAO QUE SEGUE :

    Quem quiser se aperfeiçoar DEVE ESTUDAR O LIVRO DO especialista FERNANDO BOTAFOGO, editado pela ABES [ www.abes-dn.org.br ] , SOBRE DISPOSICAO OCEANICA DE ESGOTOS E NAO FICAR REPETINDO EMAILS DE AMBIENTALISTAS XIITAS E IGNORANTES .....

    ESTUDAR SEMPRE NUNCA FICAR A REPETIR BABAQUICES DOS OUTROS .....

    SAUDACOES FLUVIAIS ;
    PROF. JORGE RIOS - www.profrios.kit.net

    p.s. - [1] - recebi o email TERRORISTA de um geologo, de uma aluna, de uma contadora, de um engenheiro naval , civil, etc....

    [2] - por estas e outras eu nao dou opiniao sobre fisica quantica, sobre economia, sobre religiao nem sobre psicanalise , etc.... mesmo lendo muito sobre estes assuntos ....

    ResponderExcluir
  4. From: Flávio Coutinho To: Barroso ( C M ) ; José Pontes ; Jorge Rios
    Subject: Fwd: socorro! estão invadindo a nossa praia...

    Trabalhei 35 anos na CEDAE na área de saneamento e vou tentar responder a este relatorio terrorista da Coppe, sobre o emissário submarino de Ipanema.

    Realmente, cotonetes, plásticos, preservativos, não são retirados ainda nas estações elevatórias ,antes do lançamento submarino, mas a quantidade deles nem se compara com a que desce, devido às favelas, pelo canal da Visc de Albuquerque e rio macacos - canal do Jardim de Alá. Quem ainda não viu o canal do Leblon entupido pelo lixo das favelas? Toda vez que chove, a comporta é aberta e a praia fica tomada por detritos, conforme é mostrado nas fotos.
    Quando não chove, a areia da praia é limpa. Isto ocorre em 99% das praias do mundo todo; com mais intensidade nas que têm favelas próximas, como é o nosso caso. Nos emissários da Barra e de Icaraí é feito a retirada destes flutuantes não bio-degradáveis.
    Um outro aspecto é que fotos de um "material" que o denunciante diz ser de m..., para mim causou surpresa porquê a cor era branca e m... que eu saiba é marrom. Em todo caso, vou prestar mais atenção, posso estar enganado quem sabe.

    Dizer que o fundo do mar é uma região morta... poluída... é piada. O denunciante poderá verificar as analises na CEDAE ou se preferir perguntar a qualquer destes garotos que fazem mergulho por ali. Se quiser, tenho fotos.
    Reparem que o próprio modelo dinâmico de decaimento da mancha corre paralelo à praia conforme foi projetado, não atingindo a mesma. E para isto que o emissário foi projetado. O que há de errado, não soube interpretar?

    Já estou acostumado com estes modelos matemáticos da Coppe. Há uns anos atrás fizeram um para a Lagoa, mostrando o seu comportamento com a canal do Jardim de Alá alargado. Era a quintessência da engenharia! Apesar de mostrarmos desde o inicio as suas falhas, custaram a ver que estava errado. Abandonaram a ideia. Em 2008, se não me engano, voltaram com um outro modelo ligando a Lagoa ao mar através de tubos. Novamente meti o malho: a concepção estava totalmente errada. Já repararam que não falam mais no assunto? Nem o Eike Batista que achou a ideia fantástica! Está roubado se adotar o projeto: a reputação dele é que vai virar uma m...
    Tem um ditado que diz mais ou menos o seguinte: " Pior que a ignorância é a meia sapiência". A Coppe é que antes de tirar conclusões apressadas e midiáticas procure humildemente os setores responsáveis.

    Um abraço.FLAVIO Coutinho

    ResponderExcluir
  5. From: Flávio Coutinho To: Barroso ( C M ) ; José Pontes ; Jorge Rios
    Subject: Fwd: socorro! estão invadindo a nossa praia...

    Trabalhei 35 anos na CEDAE na área de saneamento e vou tentar responder a este relatorio terrorista da Coppe, sobre o emissário submarino de Ipanema. Realmente, cotonetes, plásticos, preservativos, não são retirados ainda nas estações elevatórias ,antes do lançamento submarino, mas a quantidade deles nem se compara com a que desce, devido às favelas, pelo canal da Visc de Albuquerque e rio macacos - canal do Jardim de Alá. Quem ainda não viu o canal do Leblon entupido pelo lixo das favelas? Toda vez que chove, a comporta é aberta e a praia fica tomada por detritos, conforme é mostrado nas fotos.
    Quando não chove, a areia da praia é limpa. Isto ocorre em 99% das praias do mundo todo; com mais intensidade nas que têm favelas próximas, como é o nosso caso. Nos emissários da Barra e de Icaraí é feito a retirada destes flutuantes não bio-degradáveis.
    Um outro aspecto é que fotos de um "material" que o denunciante diz ser de m..., para mim causou surpresa porquê a cor era branca e m... que eu saiba é marrom. Em todo caso, vou prestar mais atenção, posso estar enganado quem sabe. Dizer que o fundo do mar é uma região morta... poluída... é piada. O denunciante poderá verificar as analises na CEDAE ou se preferir perguntar a qualquer destes garotos que fazem mergulho por ali. Se quiser, tenho fotos. Reparem que o próprio modelo dinâmico de decaimento da mancha corre paralelo à praia conforme foi projetado, não atingindo a mesma. E para isto que o emissário foi projetado. O que há de errado, não soube interpretar? Já estou acostumado com estes modelos matemáticos da Coppe. Há uns anos atrás fizeram um para a Lagoa, mostrando o seu comportamento com a canal do Jardim de Alá alargado. Era a quintessência da engenharia! Apesar de mostrarmos desde o inicio as suas falhas, custaram a ver que estava errado. Abandonaram a ideia. Em 2008, se não me engano, voltaram com um outro modelo ligando a Lagoa ao mar através de tubos. Novamente meti o malho: a concepção estava totalmente errada. Já repararam que não falam mais no assunto? Nem o Eike Batista que achou a ideia fantástica! Está roubado se adotar o projeto: a reputação dele é que vai virar uma m...
    Tem um ditado que diz mais ou menos o seguinte: " Pior que a ignorância é a meia sapiência". A Coppe é que antes de tirar conclusões apressadas e midiáticas procure humildemente os setores responsáveis.
    Um abraço.Flávio Coutinho

    ResponderExcluir
  6. Trabalhei 35 anos na CEDAE na área de saneamento e vou tentar responder a este relatorio terrorista da Coppe, sobre o emissário submarino de Ipanema.



    Realmente, cotonetes, plásticos, preservativos, não são retirados ainda nas estações elevatórias ,antes do lançamento submarino, mas a quantidade deles nem se compara com a que desce, devido às favelas, pelo canal da Visc de Albuquerque e rio macacos - canal do Jardim de Alá. Quem ainda não viu o canal do Leblon entupido pelo lixo das favelas? Toda vez que chove, a comporta é aberta e a praia fica tomada por detritos, conforme é mostrado nas fotos.



    Quando não chove, a areia da praia é limpa. Isto ocorre em 99% das praias do mundo todo; com mais intensidade nas que têm favelas próximas, como é o nosso caso. Nos emissários da Barra e de Icaraí é feito a retirada destes flutuantes não bio-degradáveis.


    Um outro aspecto é que fotos de um "material" que o denunciante diz ser de m..., para mim causou surpresa porquê a cor era branca e m... que eu saiba é marrom. Em todo caso, vou prestar mais atenção, posso estar enganado quem sabe.



    Dizer que o fundo do mar é uma região morta... poluída... é piada. O denunciante poderá verificar as analises na CEDAE ou se preferir perguntar a qualquer destes garotos que fazem mergulho por ali. Se quiser, tenho fotos.


    Reparem que o próprio modelo dinâmico de decaimento da mancha corre paralelo à praia conforme foi projetado, não atingindo a mesma. E para isto que o emissário foi projetado. O que há de errado, não soube interpretar?



    Já estou acostumado com estes modelos matemáticos da Coppe. Há uns anos atrás fizeram um para a Lagoa, mostrando o seu comportamento com a canal do Jardim de Alá alargado. Era a quintessência da engenharia! Apesar de mostrarmos desde o inicio as suas falhas, custaram a ver que estava errado. Abandonaram a ideia. Em 2008, se não me engano, voltaram com um outro modelo ligando a Lagoa ao mar através de tubos. Novamente meti o malho: a concepção estava totalmente errada. Já repararam que não falam mais no assunto? Nem o Eike Batista que achou a ideia fantástica! Está roubado se adotar o projeto: a reputação dele é que vai virar uma m...



    Tem um ditado que diz mais ou menos o seguinte: " Pior que a ignorância é a meia sapiência". A Coppe é que antes de tirar conclusões apressadas e midiáticas procure humildemente os setores responsáveis.
    Um abraço.
    Flávio Coutinho

    ResponderExcluir
  7. Aquela apresentação PowerPoint é um prodígio.
    Quem a preparou está de parabéns.
    Bateu, certamente, um recorde.
    Jamais pensei que fosse possível acumular em uma única apresentação tamanha quantidade de estupidez, boçalidade, ignorância, desinformação
    misturada com uma prodigiosa dose de meias verdades, má fé e péssimas intenções.
    Se algum de vocês descobrir o autor (a quem faltou colhões para assinar a obra –
    termo que neste contexto tem a merecida conotação de “coisa obrada”)remeta-lhe meus efusivos cumprimentos.
    Ele merece. {}Benito Piropo Da-Rin

    ResponderExcluir
  8. PROF. JORGE RIOS18 agosto, 2010 20:07

    PESSOAL ;

    ESQUEI DE DIZER QUE SOU ENGENHEIRO SANITARISTA E PROFESSOR HÁ MAIS DE 40 ANOS E QUE FREQUENTO ASSIDUAMENTE A PRAIA DE COPACABANA HÁ MAIS DE 60 ANOS [DESDE CRIANCINHA rsrsrsrs....].

    outra coisa : a foto que aparece aí em cima não é a do emissario mais a do interceptor oceanico de copacabana O QUAL POSSIBILITOU QUE A NOSSA PRAIA FICASSE COMO UMA DAS MAIS PERFEITAS EM TERMOS DE BALNEABILIDADE ....

    ACHO BOM ANTES DO PESSOAL COLOCAR BESTEIRA NA INTERNET CONSULTAR QUEM ENTAENDE DAQUELE ASSUNTO ESPECÍFICO ....

    EXISTEM CENTENAS DE ENGENHEIROS SANITARISTAS NO BRASIL CONCEITUADOS, AQUI E NO EXTERIOR, COMO FERNANDO BOTAFOGO, LUIZ EDMUNDO COSTA LEITE, ERNANI COSTA, ETC.... FORA OS FALECIDOS SATURNINO DE BRITO [PAI E FILHO], THEOPHILLO OTTONNI NETTO, ADILSON SEROA DA MOTTA, AZEVEDO NETTO, ENALDO CRAVO PEIXOTO E MUITOS OUTROS QUE NAO LEMBRO AGORA MAS A QUEM A NAÇÃO BRASILEIRA MUITO DEVE .....

    SAUDAÇÕES FLUVIAIS ;
    PROF. JORGE PAES RIOS - www.profrios.kit.net

    ResponderExcluir
  9. Ótimo caro mestre Dr Jorge Rios,

    Aproveita a oportunidade e escreve para nós leigos uma matéria sobre o emissário submarino de Ipanema, suas características, o sistema de tratamento dos esgotos usados, como ocorre a dispersão dos esgotos através das correntes marítimas e aproveita para indicar links de artigos que tenham as análises de balneabilidade das praias cariocas, assim ficaremos melhor informados.
    Ficaremos muito satisfeitos em receber essas informações de uma pessoa tão experiente como o caro mestre! Os espaços do Blog estão disponíveis para que vocês especialistas da ENGENHARIA SANITÁRIA possam desmentir as informações atribuidas ao COPPE, Carreira, R. S. & A. L. R. Wagener, 1998; Pereira et al ., 2004. e Dickey, R. W. e S. M. Plakas, 2010.


    Prof. Jarmuth Andrade
    Blog SOS Rios do Brasil

    ResponderExcluir
  10. Vania - Rio de Janeiro18 agosto, 2010 23:20

    Bem, faz muito, muito tempo que não pego uma praia.
    Mas já não sei mais se digo "oh, que pena"... ou "ah, graças a Deus"...
    Vania

    ResponderExcluir
  11. JOÃO GUILHERME WEGNER DA CUNHA - GEÓLOGO18 agosto, 2010 23:22

    A FESTA DO PIER DE IPANEMA, QUEM DIRIA!!!


    Amigos,A fonte é seríssima, trabalhei por dois anos com esse geólogo, em sondagem de áreas por todo Brasil( de Manaus a Morro dos conventos, na fronteira de SC-RS) que, é do CONAMA, CONSEMA e conselheiro do CREA de SC, além de já ter sido secretário de meio ambiente de Itajaí-SC.
    Abraços ;Ray
    .
    Que pena!

    JOÃO GUILHERME WEGNER DA CUNHA
    GEÓLOGO

    55 48 9911-1887 / 55 48 3364-1887

    CONHECIMENTO É A CAPACIDADE DE TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM ESTRATÉGIA.

    ResponderExcluir
  12. Olá:

    Interessante o blog!
    Afinal, se preocupar com o MEIO AMBIENTE é coisa séria...
    Quanto aí no Rio: bacana a foto/imagem de COPACABANA nos anos 70! Nasci/vivi boa parte da vida aí, só que desde meados nos anos 90 resido em Porto Alegre - e aqui também há alguns problemas de saneamento; diria que há mais quando CHOVE (há várias obras de 'condutos' para sanar tais coisas aqui em PoA!)...
    Quando vivia ni Rio, lembro dos problemas/dúvidas: os Canais do Leblon e do Jardim de Alah.
    E infelizmente se passa por "inundações" em várias cidades brasileiras (Florianópolis é um exemplo!), como em vários países...
    Agora, dia 5 de junho: FELIZ DIA DO MEIO AMBIENTE... e que tal MELHORE/SEJA MAIS RESPEITADO!!!

    Rodrigo O Rosa

    natureba@zipmail.com.br
    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu chamo Gilberto,meu e-mail é gilbertopinto2010@bol.com.br. Vejo a copasa falar que trata as descargas antes de atirá-las aos rios. É bom demais para ser verdade. Já pensou se ela tratasse as descargas antes de lançá-las ao Tietê? Nunca teríamos aquele rio contaminado banhando São Paulo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br