Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de agosto de 2010

SUCENA RESK EM EXPEDIÇÃO AO RIO XINGU (I)


Crianças brincam na praia do Rio Kurisevo simulando a festa da Taquara




05/08/2010
Viagem ao Xingu-primeiros flashs,

por Sucena Shkrada Resk


‎Da viagem ao Xingu, não consigo me esquecer da emoção que extravasei ao andar de barco, principalmente na volta, que durou 5h, pelo rio Kurisevo (no dia 3), com seu tom esverdeado (que me lembrou o Tapajós) e o vento batendo ao rosto. Tive a sensação de conversar com Deus e realmente me emocionei...As lágrimas vinham sem querer, além da vontade de agradecer. Só os sons dos pássaros ecoavam naquele cenário de águas sinuosas, ora com floresta densa às margens, ora com imensas árvores caídas.

A vivência de praticamente três dias, na aldeia Aweti, me fez rever alguns conceitos tão desgastados que tenho na vida urbana. Ao conhecer uma anciã indígena de mais de 90 anos, debilitada, deitada na rede, em uma das grandes ocas, me deparei ao mesmo tempo com a fragilidade e a força dessa mulher. Longe de tudo..., mas talvez, com uma essência mais próxima do caminho do meio...

Hoje (5) Saí de Gaúcha do Norte - MT, às 4h30 (hor local, -1h de Brasília) e cheguei em Canarana-MT, 5h dep.O Cerrado é um dos retratos mais interessantes do mosaico brasileiro, em q nos deparamos com rodovias não-pavimentadas em extensões de quilômetros, terras e terras com agricultura extensiva, gado, vegetação menos ...densa, estiagem, poeira.E com pessoas humildes encantadoras, que nos deixam à vontade num proseado.

Esses são alguns dos flashs que estou narrando dessa experiência. Aos poucos vou relatando mais memórias da viagem, nos intervalos em que encontro lan houses, nas paradas de volta para casa...Até...


30/07/2010 21:35

Aprendendo em um mosaico do Xingu, por Sucena Shkrada Resk

Hoje (30) cheguei a Canarana, MT, depois de uma viagem de ônibus de 16h, partindo de Brasília, percurso que integra a primeira etapa para visitar a aldeia Aweti, no Xingu. Posso dizer que, ao mesmo tempo, que é uma vivência desgastante fisicamente, se torna um profundo aprendizado de relações humanas, de tentativa de compreensão da cultura índigena, no século XXI, extra o aspecto socioambiental presente.

Amanhã, provavelmente, seguirei em companhia do cacique Awajatu, de seu irmão e primo, para Gaúcha do Norte, e de lá deveremos viajar via fluvial, por praticamente 7h, até chegar à aldeia. Neste período, estarei fora do ar, absorvendo essa experiência que deverá agregar valor à minha vida. Não nego que estou com um friozinho na barriga. Mas a vontade de conhecer, compartilhar e ter essa relação de convívio pessoal e profissional supera tudo isso.

Fonte: Blog Cidadãos do Mundo/ PORTAL DO MEIO AMBIENTE - VILMAR BERNA

SAIBA MAIS SOBRE O RIO KURESEVO E SEUS INDÍGENAS:

ÍNDIOS MEHINAKO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br