Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de agosto de 2010

SANTA BRÍGIDA (BA) TERÁ SISTEMA DE DESSALINIZAÇÃO NA COMUNIDADE DE MINUIM


Comunidade de Minuim se prepara para

assumir processo de dessalinização

Sistema de dessalinização torna potável a água para o sertão baiano

A comunidade de Minuim, situada no município de Santa Brígida, se prepara para receber sistema de dessalinização - retirada de excesso de sal e outros minerais da água, para torná-la mais potável. A população da região foi treinada para se adaptar ao processo que faz parte da implantação da Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce (PAD).

Além do treinamento, foram realizadas oficinas de sustentabilidade com alunos de escolas municipais e pessoas da comunidade, um curso teórico e prático para operadores do sistema de dessalinização, além de um acordo de gestão construído e aprovado pelos moradores da localidade, onde serão definidas as regras que irão orientar os direitos e os deveres dos cidadãos que serão beneficiados pela água produzida pelo sistema de dessalinização.

Segurança alimentar

A Unidade Demonstrativa compõe o sistema de produção integrado, que abrange a recuperação ou instalação de dessalinizador, criação de tilápia e cultivo da erva-sal (Atriplex nummularia). Desenvolvido pela Embrapa Semiárido, o sistema servirá à população de Minuim como uma alternativa de uso adequado para o efluente (carga orgânica concentrada) do sistema de dessalinização, minimizando impactos ambientais e contribuindo para a segurança alimentar. As atividades foram iniciadas em maio, por meio das obras civis, incluindo o sistema de irrigação. O plantio das mudas da erva-sal ocorreu no início de julho, através da equipe da Embrapa Semiárido, contando com apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) e da população.

Subsistemas

O sistema de produção integrado é composto por quatro subsistemas interdependentes: 1) O processo de dessalinização, que torna a água potável. 2) No segundo momento, o efluente do dessalinizador (concentrado), solução salobra ou salina, é enviado para tanques de criação de peixes, nesse sistema de produção, a tilápia. 3) Posteriormente, o efluente dessa criação, enriquecido em matéria orgânica, é aproveitado para irrigação da erva-sal (Atriplex nummularia) que, por sua vez, é utilizada na produção de feno. 4) A forragem, enfim, com teor protéico entre 14% e 18%, é utilizado para a engorda de caprinos e/ou ovinos da região, fechando assim o sistema de produção integrado ambientalmente sustentável.

Água Doce

Na Bahia, o Água Doce é coordenado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), Instituto de Meio Ambiente (IMA), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Estadual de Saúde (Sesab/Divisa), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Bahia Pesca, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) e Departamento Nacional de Obras de Obras Contra as Secas (Dnocs).

O Programa Água Doce (PAD) estabelece uma política pública permanente de acesso à água potável para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis por meio do uso de tecnologias alternativas. No período de 3 a 6 deste mês ocorreu o IV Encontro de Formação do PAD, em Natal (RN). A abertura do evento no município de São José do Seridó contou com a presença do diretor-geral do Ingá, Wanderley Matos, que assinou a renovação do Termo de Cooperação Técnica, dando prosseguimento ao Programa.

Ascom Ingá

Tel.: 3116-3215/3042

Brenda Medeiros/ Patrícia Santana/ Raiane Veríssimo



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br