Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de dezembro de 2010

FINALMENTE A ESTÂNCIA DE CAMPOS DO JORDÃO (SP) TERÁ SEU SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

 
Vista do portal da mais badalada Estância de Inverno do Brasil
que não tem seus esgotos tratados


Após décadas de espera, a badalada estância de inverno de Campos do Jordão, que até os dias atuais não realiza nenhum tipo de tratamento dos seus esgotos domésticos e industriais,  que são jogados "in natura" nos ribeirões, córregos e lagoas, finalmente poderá ter a sua estação de tratamento de esgotos.

No último dia 13 de dezembro de 2010 foi publicado no Diário Oficial de São Paulo a Súmula do Parecer Técnico nº 110.499/10/TA, constante do Processo CETESB 130/210 que trata da Licença Ambiental Prévia - LP do Sistema de Esgotos Sanitários do Município de Campos do Jordão.

No passado, lideramos como Secretário Executivo da ONG Instituto Pinho Bravo (IPB) um movimento comunitário na Estância de Campos do Jordão para a construção da ETE, envolvendo todas as associações, entidades, igrejas, escolas, rádio, jornais, ONGs e sociedades amigos de bairros que através do SITE ARCA - Amigos do Ribeirão Capivari, em 2000 e 2001 movimentou toda a sociedade jordanense.

Além da criação de diversas ONGs e movimentos ambientais na região da Mantiqueira, o movimento comunitário realizado pelo IPB conseguiu através de várias campanhas e ações a criação do Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CBH-SM), apoio de importantes mídias do Estado de São Paulo, abaixo-assinado com 30 mil assinaturas solicitando a construção da ETE de Campos do Jordão e Ação Cívil Pública condenando a empresa concessionária a abster-se de lançar esgotos sem tratamento nos cursos d' água da Estância.

Durante a campanha realizada acompanhamos os Diretores do IPB numa reunião com o então Secretário de Recursos Hídricos de SP,  Eng. Mendes Thame e tivemos um relato pitoresco que demonstrou o envolvimento da comunidade: "O Secretário Thame que recebeu muito cordialmente e com grande interesse a delegação jordanense perguntou, logo no início da conversa: - "Vocês que são da campanha do rio de Campos do Jordão? Estive na Estância por 48 horas e me fizeram assinar por três vezes o abaixo-assinado pedindo a despoluição do Ribeirão Capivari.... não adiantava argumentar com as moças das malharias de que já havia assinado... elas insistiam: - "nos ajude a despoluir nosso ribeirão...". (Do Site ARCA)

Hoje, nove anos após, tendo "rolado muita água poluída e contaminada" pelo Ribeirão Capivari e seus afluentes, que se transformam no Rio Sapucaí e abastece 45 cidades do Sul de Minas Gerais, temos notícias que finalmente a Estação de Tratamento de Esgotos de Campos do Jordão terá suas obras iniciadas. Vamos acreditar !

Prof. Jarmuth Andrade/SOSRiosBr
Blogueiro, Físico e Ambientalista

CLIQUE E VEJA NA ÍNTEGRA A SÚMULA DO PARECER DA ETE DE C. JORDÃO




Súmula enviada pelo colaborador Eng. Alexandre Gonçalves da Silva - AGAMBIENTAL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br