Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de dezembro de 2010

HIDROLOGISTA PROF. JORGE RIOS CHAMA A ATENÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE TÉCNICA, CIVIL E CRIMINAL DOS ENGENHEIROS



Aos colegas, um alerta sobre responsabilidade técnica, civil e criminal.
Um abraço,
Ricardo Mattos


Engenheiro é preso após incêndio em central de resíduos em Estância Velha (RS)
JORNAL ZERO HORA - 25/12/2010

Segundo a Polícia Civil, engenheiro conhecia irregularidades do local.
A Polícia Civil prendeu em flagrante o engenheiro químico responsável técnico da Utresa. A prisão foi efetuada após o incêndio que atingiu a central de resíduos industriais da empresa, em Estância Velha, no Vale do Sinos.

A titular da delegacia do Meio Ambiente, Elisangela Melo Reghelin, diz que ele tinha conhecimento de inúmeras irregularidades no Plano de Prevenção e Combate à Incêndio e Licenciamento Ambiental da empresa. Elisangela determinou a prisão com base em uma relatório preliminar da FEPAM, que esses apontava problemas.

Conforme a delegada, o local que incendiou podia armazenar materiais chamados de classe 1, ou seja, restos de couro. No entanto, os bombeiros encontraram materiais inflamáveis de classe 2 na vala.

Elisangela revela também que a Utresa teria solicitado junto a FEPAM a troca de classificação, mas o pedido foi negado. Mesmo assim o estoque de material tóxico seguiu de forma irregular.

A delegada conta que segundo funcionários da empresa, a Utresa estaria ciente desse risco, pois quase todos os dias o material era molhado por um caminhão tanque para diminuir o calor do estoque.

A falta de hidrantes e o não funcionamento de uma bomba de água que ficava perto do local onde ocorreu o incêndio também são algumas das irregularidades encontradas.

O engenheiro deve responder pelos crimes de poluição, incêndio e descumprimento de licença ambiental.
 
A defesa acredita que ele responderá em liberdade.
Esta é a segunda vez que a Utresa é envolvida em crimes ambientais. Em 2009, o diretor da empresa, foi condenado por crime ambiental por causa da mortandade de peixes no Rio dos Sinos em 2006.


Encaminhado pelo colaborador Prof. Dr. Jorge Paes Rios - CEFET/RJ

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br