Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de dezembro de 2010

APROVADO PELO CNRH O NOVO COMITÊ DE BACIAS DO RIO PARANAPANEMA (SP/PR)


Rio Paranapanema terá comitê da bacia hidrográfica em 2011


O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) aprovou hoje (16) a  criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que compreende os estados de São Paulo e Paraná.
A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (BHRP) abrange uma área total de 105.921 km² e está localizada no limite entre as regiões Sul e Sudeste, na Região Hidrográfica do Paraná que, em conjunto com as Regiões Hidrográficas do Paraguai e do Uruguai, formam a Bacia do Prata. 

A equipe de caiaqueiros da ECO, na limpeza do Rio Paranapanema em Ourinhos (SP)

O rio Paranapanema nasce na Serra de Agudos Grandes, no município de Capão Bonito (Alto Paranapanema-SP), e seu curso se desenvolve ao longo de 929 km até desaguar no rio Paraná. A área de gestão de recursos hídricos do Paranapanema inclui 218 municípios e soma 4,6 milhões de habitantes, sendo que a população urbana corresponde a 85%.
Os dados disponíveis sobre demanda de recursos hídricos na bacia apontam que o maior uso (39.70%)  é feito pela agrícola, aquicultura e dessedentação animal, seguido  do abastecimento público (31,12%) e do uso industrial (20,99%).
Houve unanimidade na aprovação da proposta de criação do comitê, que poderá ser instalado no primeiro semestre de 2011. Estiveram presentes à reunião do CNRH que votou a proposta para a criação do novo comitê, os prefeitos dos municípios paulistas de Naradiba, Tarumã, Palmital, Platina e Candido Mota, além de vários representantes do estado do Paraná, como o secretário de Meio Ambiente, Jorge Augusto Afonso, entre outros.
A reunião de hoje foi a última do ano e contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e presidente do CNRH, Izabella Teixeira, e do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu.
Ascom/ANA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br